O grande teatro do mundo: globalização e cosmopolitismo em O Dragão Dourado, de Roland Schimmelpfennig

Vítor Nogueira Alves, Vinícius Paulo Corrêa Almeida

Resumo


Encenada pela primeira vez em 2009, a peça O Dragão Dourado [Der Goldene Drache], do dramaturgo alemão Roland Schimmelpfennig, gira em torno de um imigrante chinês na cozinha de um restaurante de comida oriental na Europa. Na obra, Schimmelpfennig aborda temas relacionados à globalização, ao cosmopolitismo e à migração. Partindo do conceito goethiano de literatura mundial, propomos uma leitura da peça baseada, em grande parte, nas ideias de Homi Bhabha (2003, 2011) sobre os locais da cultura e sobre as diferenças entre cosmopolitismo global e vernacular. Procuramos desenredar algumas dificuldades da complexa peça de Schimmelpfennig a fim de mostrar como o texto articula esses problemas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.2.266-282

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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