Histórias Vividas em Poesia: Autoetnografia e Ensino de Literatura

Roberto Bezerra

Resumo


O presente ensaio discute a prática de ensino de literatura por meio da análise de uma proposta pedagógica de viés decolonial desenvolvida para uma disciplina de poesia em língua inglesa em uma universidade brasileira. Adota a abordagem autoetnográfica como perspectiva metodológica e como gênero para a construção textual, portanto, narra em primeira pessoa os dias iniciais de um evento pedagógico a fim de estabelecer o contexto e lastrear a discussão teórica. Aborda particularmente a questão da leitura literária e o desenvolvimento de estratégias para explorar os meandros da produção de sentidos em sua transmutação para o espaço da sala de aula. Propõe, por fim, uma aproximação entre escrita criativa, autoetnografia e letramento crítico como estratégia para fazer confluir experiências de vida, processos interpretativos e engajamento pedagógico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.27.3.9-32

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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