A política como poética: transgressão e decolonialidade no teatro brasileiro contemporâneo

Felipe Vieira Valentim

Resumo


O presente trabalho busca analisar a composição da cena brasileira contemporânea dentro das conjunturas políticas que marcaram a década de 2010, com especial destaque para a Trilogia do Rio de Janeiro, de Pedro Kosovski, projeto encenado pelo grupo teatral Aquela Companhia. As três peças realizam uma revisão sobre a história do Estado, trazendo à cena um conjunto de vozes que foram situadas à margem das narrativas apresentadas como versões oficiais. Tomando-se a dramaturgia da palavra como discurso, com pequenas alusões à dramaturgia da cena, a metodologia propõe um mapeamento estético, dentro da perspectiva decolonial, destacando-se as pulsões anárquicas, os arranjos políticos, as transfigurações e as poéticas do corpo. A conclusão avalia e indica como o sul da cena teatral produz saberes que mobilizam experiências estéticas fundamentais aos estudos das dramaturgias contemporâneas e do teatro político brasileiro atual.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.30-53

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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