Forma objetiva em Roberto Schwarz: um conceito comum entre a literatura e o cinema

Vitor Soster

Resumo


A “forma objetiva” pode ser considerada como central nas análises literárias e cinematográficas de Schwarz (2012d). Assim, revisando seus estudos e estabelecendo conexões com a contemporaneidade, este trabalho percorre discussões feitas pelo autor sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis, 1881), “Pobre Alimária” (Oswald de Andrade, 1925), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1964) e Terra em transe (Glauber Rocha, 1967). Depois apontamentos são feitos a respeito de O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), buscando identificar também nela sua forma objetiva e sua respectiva dinâmica relacionada ao Brasil. Entretanto, o problema local jamais é visto como desassociado do âmbito global. Logo, em direção às considerações finais, associações são feitas com estudos do crítico norte americano Jameson (2000), especialmente no que concernem ao conceito de “mapeamento cognitivo”. Sendo assim, ao fim, demonstra-se o sentido pretendido por Schwarz ao se referir a certas ideias como estando fora do lugar (2012c).


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.21.1.87-100

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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