Uma cobertura além do campo de jogo: o público e a renda como temas de interesse da mídia na Copa América de 2019

Mauro Lúcio Maciel Júnior, Hélder Ferreira Isayama

Resumo


Tendo em vista a repercussão gerada em torno do público e da renda das partidas da Copa América de 2019, o objetivo do presente artigo foi analisar a cobertura feita pela mídia acerca desse tema. Para tanto, foram analisadas 17 matérias veiculadas entre os dias 14 de junho e 07 de julho de 2019, pelo portal Globoesporte.com, a fim de compreender a forma como notícias específicas sobre essa temática foram pautadas por esse veículo de comunicação. Como resultados, foi possível perceber uma abordagem objetiva sobre o público e a renda dos jogos, com a presença de representações voltadas para o futebol como evento esportivo e sem a abertura de espaços para reflexões sobre a inserção desse esporte como um artefato cultural da sociedade brasileira. Tal constatação pode ser entendida como uma espécie de naturalização do futebol como um elemento de consumo, construída em um cenário político-econômico de expansão da hegemonia de pensamentos neoliberais, muitas das vezes aceitos e reproduzidos pela imprensa.

Palavras-chave


Futebol; Representações; Imprensa; Neoliberalismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.5.1.139-159

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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