A literatura no espelho: "ʺParábola do filho e da fábula"

Saul Kirschbaum

Resumo


Este artigo analisa o conto “Parábola do filho e da fábula”, de Samuel Rawet. Adotando a forma ʺparábola", Rawet aponta para o texto bíblico como paradigma de sua construção literária, tematiza a própria literatura, questionando a possibilidade e a eficácia de seu uso para a transmissão de lições morais, enfoca a instrumentalização da literatura, a tendência usual de pô-­la a serviço da transmissão de um determinado conjunto de lições morais e revela a relação entre ética e literatura.


Texto completo:

PDF

Referências


BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, Aurélio. Dicionário de Língua Portuguesa (Médio Dicionário Aurélio). Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

CARROLL, Lewis. Através do espelho e o que Alice encontrou lá. In: Aventuras de Alice - No país das maravilhas - Através do espelho e o que Alice encontrou lá - e outros textos. Rio de Janeiro: Editora Fontana/Summus Editorial, 1977, tradução do original inglês Through the looking-glass e organização de Sebastião U. Leite.

CHAUÍ, Marilena de Sousa - O que é ideologia. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1984 (Coleção primeiros passos, 7).

GRAVES , Robert. The Greek Myths. Edinburgh: Penguin Books, 1957 (1ª edição: 1955), 2 vols.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários (2ª edição revista). São Paulo: Editora Cultrix, 1978 (1ª edição: 1974).

RAWET, Samuel. Devaneios de um solitário aprendiz da ironia. Manuscrito, s.d.

RAWET, Samuel. Parábola do filho e da fábula. In: Diálogo (2ª edição), São Paulo: Vertente, 1976. (1ª edição: Rio de Janeiro: GDR, 1963).

SCHWAB, Gustav. Dioses y héroes. Mitos y épica de la antigua Grecia. Buenos Aires, Santiago Rueda Editor, 1949 (tradução do original alemão Sagen des Klassischen Altertums por José Goñi Urriza).




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.2.3.67-74

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




© Copyright 2007 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG - ISSN: 1982-3053.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.