Política na sala de aula: uma proposta interdisciplinar a partir da Antiguidade

Priscilla Gontijo Leite, Lucas Consolin Dezotti

Resumo


Resumo: Diversas palavras do nosso vocabulário político são originárias da Antiguidade Clássica – democracia, aristocracia, oligarquia, tirania e são utilizadas com frequência no cotidiano. Contudo, o ensino sobre o entendimento dessas noções apresenta falhas, pois está muitas vezes centrado numa abordagem conceitual, não numa perspectiva histórica, deixando de demonstrar para os alunos que esses conceitos foram formulados em um determinado período da história humana – a saber, na Antiguidade. Assim, pautando-se na promoção de uma abordagem que valorize o aspecto histórico para o entendimento de conceitos, foi elaborado o projeto Prolicen “Vocabulário político da antiguidade: reflexões para o exercício da cidadania”, objeto deste texto. Aqui vamos relatar como a perspectiva interdisciplinar, que agrega conhecimentos de História e Letras Clássicas, foi essencial para o desenvolvimento do projeto, cujo resultado principal foi a elaboração de material didático com trechos de fontes antigas (Heródoto, Aristóteles, Políbio e Tito Lívio), visando facilitar a utilização dessas fontes por professores da educação básica e superior. O grande diferencial do trabalho é a apresentação bilíngue dos textos (grego ou latim e português), provendo acesso ou despertando interesse para as línguas do passado, provando que a Antiguidade não está tão distante de sua realidade.

Palavras-chave: ensino; política; letras clássicas; história antiga.

Abstract: Several words from our political vocabulary originate from Classical Antiquity - democracy, aristocracy, oligarchy, tyranny - and are often used in daily life. However, the classroom approach of these concepts reveals some flaws. When addressing these issues, teachers often center their explanations on a conceptual non-historical perspective, and fail to demonstrate to students that these concepts were formulated in a given period of Human History - namely, in Antiquity. The object of this paper, Project Prolicen “Political Vocabulary of Antiquity: Reflections for the Exercise of Citizenship”, was elaborated with the objective to promote a teaching approach that values a historical aspect for the understanding of such concepts. In this paper we are going to report how the interdisciplinary perspective, which combines knowledge of both History and Classical Literature, was essential for the development of this Project. We will also comment on its main result: the elaboration of courseware containing excerpts from ancient sources (Herodotus, Aristotle, Polybius and Livy), with the aim to facilitate the use of such sources by primary and higher education teachers. This work stands out for its bilingual presentation of the texts (Greek/Latin and Portuguese), which provides access to or arouses interest in the languages of the past, and aims to prove that Antiquity is not so far from our reality.

Keywords: teaching; politics; classical literature; ancient history.


Palavras-chave


ensino; política; letras clássicas; história antiga.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.13.1.123-147

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Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

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