O espaço heterotópico da peregrinação – uma análise heterotopológica dos caminhos de Santiago/ The Heterotopical Space of Pilgrimage – An Heterotopological Analysis of Caminos de Santiago

Victor Hermann Mendes Pena

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é elaborar uma análise heterotópica da prática de peregrinação religiosa na Idade Média. Para tal, iremos: rever o conceito de heterotopia, concebido pelo filósofo Michel Foucault, e analisar alguns aspectos da peregrinação através da teoria da heterotopia (utilizando como recorte o entrecho do Purgatório da Divina comédia, de Dante, relatos de milagres no caminho de Compostela e estudos acerca da rota jacobeia). Por fim, buscaremos examinar a aparição tópica da peregrinação na obra História da loucura na Idade Clássica, e de que modo uma heterotopologia da peregrinação pode elucidar alguns aspectos do mundo atual – buscando, assim, destacar a importância de uma abordagem heterotópica desse fenômeno para a história do espaço.

Palavras-chave: heterotopia; peregrinação; Caminhos de Santiago.

Abstract: The purpose of this article is to elaborate an Heterotopic comprehension of the practice of religious pilgrimage in the Middle Age. For this, we are going to review the concept of Heterotopia, conceived by the philosopher Michel Foucault, and to analyze some aspects of pilgrimaging through the theory of Heterotopia (we will use the plot of the Purgatorio, second part of the Divine Comedy by Dante Alighieri, the descriptions of certain miracles in the pilgrimage route to Compostela, and some studies on the Jacobean route as the bases for these analyses). We will also study the importance of the pilgrimage in the work Madness and Civilization, by the same author. Through these we shall outline the importance of a Heterotopic view of pilgrimaging to the history of space.

Keywords: Heterotopy; pilgrimage; Caminos de Santiago.


Palavras-chave


heterotopia; peregrinação; Caminhos de Santiago; Heterotopy; pilgrimage; Caminos de Santiago.

Texto completo:

PDF

Referências


BREA, M. Demonios travestidos de santos: el caso del peregrino engañado por Satanás. In: PAREDES, J. (ED.). De lo humano y lo divino en la literatura medieval: santos, ángeles y demonios. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2012. p. 109-122.

BREA, M. Milagros prodigiosos y hechos maravillosos en las Cantigas de Santa Maria. Revista de Literatura Medieval, Alcalá de Henares, v. V, p. 47-61, 1993.

DANTE, A. Divina comédia: Purgatório. Tradução de Ítalo Eugênio Mauro. São Paulo: Editora 34, 1999.

DE AGUIRRE, J. M. Una arquitectura del Camino de Santiago: los binomios hospital-iglesia funeraria entre los Pirineos y la Meseta (1150-1220). In: GARCÍA DE CORTÁZAR, J. Á.; TEJA, R. (Ed.). Los monasterios medievales en sus emplazamientos: lugares de memoria de lo sagrado. Aguilar de Campoo: Fundación Santa María La Real del Patrimonio Historico, 2016. p. 175-211.

DYAZ Y DYAZ, M. Interprétations du pèlerinage jacobèen: les traces du pèlerinage à Saint-Jacques-de-Compostelle dans la culture européenne. Patrimoine Culturel, Estrasburgo, v., n. 20, p. 3-7, 1992 (material traduzido e disponibilizado por Viviane Cunha).

DYAZ Y DYAZ, M. Las Peregrinaciones y la peregrinación a Santiago. CONGRESO DE ARQUEOLOGÍA MEDIEVAL ESPAÑOLA, 5., 1999, Valladolid. Actas... Valladolid: Junta de Castilla y Léon, 2001. v. 1. p. 417-422.

FOUCAULT, M. Outros espaços. In:_____. Ditos e escritos. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p. 411-422.

FOUCAULT, M. Stultifera Navis. In: _____. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 3-44.

FRANCO JR., H. Os peregrinos, transmissores de práticas religiosas e sociais. In: _____. Peregrinos, monges e guerreiros: feudo-clericalismo e religiosidade em Castela medieval. São Paulo: Hucitec, 1990. p. 83-112.

HANSEN, J. A. Notas de leitura. In: DANTE, A. Divina comédia. Tradução de João Trentino Ziller. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. p. 9-58

HONESS, C. E.; TREHERNE, M. Introduction. In: DANTE, A. Purgatorio. Indianapolis: Hackett Publishing, 2016. p. viii-xxxviii

LE GOFF, J. O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1989.

LE GOFF, J. O nascimento do Purgatório. Lisboa: Editorial Estampa, 1985.

LEÃO, Â. V. Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Sábio: aspectos culturais e literários. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2007.

MANNES, P. Q. Relatos e reflexões sobre o caminho de Santiago. Disponível em: http://amigosdocaminho.com.br/relatos-e-reflexoes-sobre-o-caminho-de-santiago/. Acesso em: 3 set. 2016.

DISTANTE, C. Prefácio. In: DANTE, A. Divina comédia: Purgatório. Tradução de Ítalo Eugênio Mauro. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 7-17.

NETO, I. C. de M. Peregrinos y santuarios en las cantigas de Santa María. Temas Medievales, Buenos Aires, v. 18, p. 47-72, 2010.

ROSZAK, P. The “Prelude” to the Camino. The Way of St. James and the Cultural Identity of Kuyavia e Pomerania. Compostellanum: Revista de la Archidiócesis de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, v. 60, n. 3-4, p. 645-653, 2015.

SARDAGNA, C. A. Leitura do Purgatório da Divina comédia: o cenário, uma mulher e a procissão no paraíso terrestre. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

SINGUL, F. O Caminho de Santiago. Rio de Janeiro: EDUERJ. 1999

TORRAS, B. F. Do apóstolo ao peregrino: a iconografia de São Tiago na escultura devocional medieval em Portugal. Medievalista, v. 12, 2012. Disponível em: http://medievalista.revues.org/624. Acesso em: 12 jun. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.14.2.217-240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Victor Hermann Mendes Pena

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.