The aesthetics of paradox in Lucian’s Prolaliaí

Valentina Popescu

Resumo


Resumo: Este artigo explora o emprego, por Luciano, de material paradoxográfico em suas introduções retóricas, prolaliaí, como uma retórica oblíqua de autorreferência. Especialmente, mostra que o material paradoxográfico, gradualmente estabelecendo sofisticados paradigmas para a recepção do novo e da alteridade, é parte de uma estratégia requintada, um sistema referencial complexo, através do qual Luciano define sua poética e reflete o clima cultural multifacetado de sua época, em que tenta estabelecer a si mesmo como, paradoxalmente, uma identidade tanto heterodoxa quanto ortodoxa.

Palavras-chave: Luciano; automoldagem; identidade cultural; poética; paradoxo.


Palavras-chave


Luciano; automoldagem; identidade cultural; poética; paradoxo

Texto completo:

PDF

Referências


AMATO, E. Luciano e l’anonimo filosofo Celta di “Hercules” 4: proposta di identificazione. SO, Oslo, v. 79, p. 128-149, 2004.

ANDERSON, G. Some alleged relationships in Lucian’s “Opuscula”. AJP, Baltimore, v. 97, n. 3, p. 262-275, 1976.

ANDERSON, G. Patterns in Lucian’s “prolaliaí”. Philologus, Göttingen, v. 121, p. 313-315, 1977.

ANDERSON, G. The Second Sophistic: a cultural phenomenon in the Roman Empire. London: Routledge, 1993.

BASLEZ, M.-F. L’étranger dans la Grèce antique. Paris: Les Belles Lettres, 1984.

BEAGON, M. The Elder Pliny on the human animal: “Natural History”, Book 7. Oxford: Clarendon Press, 2005.

BELFIORE, E. Ovid’s encomium of Helen. CJ, Provo, UT, v. 76, n. 2, p. 136-148, 1980-1981.

BÉLIS, A. Un “Ajax” et deux Timothée: (P. Berol. n° 6870). REG, Paris, v. 111, n. 1, p. 74-100, 1998.

BÉLIS, A. Timothée, l’aulète thébain. RBPh, Bruxelles, v. 80, n. 1, p. 107-123, 2002.

BOMPAIRE, J. Lucien écrivain, imitation et création. Paris: E. de. Boccard, 1958.

BRANDÃO, J. L. A poética do Hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

BRANHAM, R. B. Introducing a sophist: Lucian’s prologues. TAPA, Cleveland, OH, vol. 115, p. 237-243, 1985 (republished in BRANHAM. Unruly eloquence. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989).

CAMEROTTO, A. Le metamorfosi della parola: studi sulla parodia in Luciano di Samosata. Pisa: Istituti editoriali e poligrafici internazionali, 1998.

EVANS, J. A. S. Father of History or father of lies: the reputation of Herodotus. CJ, Provo, UT, v. 64, n. 1, p.11-17, 1968.

FITZGERALD, J. T.; WHITE, L. M. The tabula of Cebes. Chico, CA: Scholars Press, 1983.

FRASER, P. M. Ptolemaic Alexandria. Oxford: Oxford University Press, 1972.

GALLAVOTTI, C. Luciano nella sua evoluzione artistica e spirituale. Lanciano: Giuseppe Carabba, 1932.

GEORGIADOU, A.; LARMOUR, D. H. J. The “prolaliae” to Lucian’s “Verae Historiae”. Eranos, Oxford, GA, v. 93, p. 100-112, 1995.

GIANNINI, A. Studi sulla paradossografia greca, I. Da Omero a Callimaco: motive e forme del meraviglioso. RIL, Milano, v. 97, p. 247-266, 1963.

GLEASON, M. W. Making men: Sophists and self-presentation in Ancient Rome. Princeton: Princeton University Press, 1995.

GORRINI, M. E. Toxaris. Athenaeum, Pavia, v. 91, n. 2, p. 435-443, 2003.

HALL, J. A. Lucian’s satire. New York: Arno, 1981.

HARTOG, F. Le miroir d’Hérodote: essai sur la représentation de l’autre. Paris: Gallimard, 1980.

HORDERN, J. H. The fragments of Timotheus of Miletus. Oxford: Oxford University Press, 2002.

JOHNSON, W. A. Oral performance and the composition of Herodotus’ “Histories”. GRBS, Durham, NC, v. 35, n. 3, p. 229-254, 1994.

JONES, C. P. Culture and society in Lucian. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986.

KINDSTRAND, J. F. Anacharsis: the legend and the “Apophthegmata”. Uppsala: Uppsala Universitet, 1981.

MESTRE, F.; GÓMEZ, P. Retórica, comedia, diálogo: la fusión de géneros en la literatura griega del s. II d.C. Myrtia, Murcia, v. 16, p. 111-122, 2001.

MRAS, K. Die prolalia/ bei den griechischen Schriftstellern. WS, Wien, v. 64, p. 71-81, 1949.

NESSELRATH, H. G. Lucian’s introductions. In: RUSSELL, D. A. (org.). Antonine literature. Oxford: Clarendon Press, 1990, p. 111-140.

PERNOT, L. La rhétorique de l’éloge dans le monde gréco-romain. Paris: Institut d’études augustiniennes, 1993.

REARDON, B. P. Courants littéraires grecs des IIe et IIIe siècles après J.-C. Paris: Les Belles Lettres, 1971.

ROBINSON, C. Lucian and his influence in Europe. London: Duckworth, 1979.

ROTHSTEIN, M. Quaestiones Lucianeae. Berlin: Mayer und Müller, 1888.

ROUVERET, A. Histoire et imaginaire de la peinture ancienne: Ve siècle av. J.C.-Ier siècle ap. J.C. Rome: École Française de Rome, 1989.

RUSSELL, D. A. Greek declamation. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

SAGE, M. M. Warfare in ancient Greece. London/ New York: Routledge, 1996.

SANTINI, L. Autoritratto dell’artista: Luciano nella prolaliá “Dioniso”. AUFL, Ferrara, n. s. 2, p. 73-97, 2001.

SCHEPENS, G.; DELCROIX, K. Ancient paradoxography: origin, evolution, production and reception. In: PECERE, O.; STRAMAGLIA, A. (org.). La letteratura di consumo nel mondo greco-latino. Cassino: Università degli studi di Cassino, 1996, p. 375-460.

SCULLARD, H. H. The elephant in the Greek and Roman world. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1974.

SEGAL, C. P. Gorgias and the psychology of the “Logos”. HSPh, Cambridge, MA, v. 66, p. 99-155, 1962.

STOCK, A. De prolaliarum usu rhetorico. Königsberg Diss. Königsberg: Hartung/ Regimonti, 1911.

THIMME, A. Zwei Festvorlesungen des Lukianos. Jahrbücher für klassische Philologie, Leipzig, v. 37, p. 562-566, 1888.

UNGEFEHR-KORTUS, C. Anacharsis, der Typus des edlen, weisen Barbaren: ein Beitrag zum Verständnis griechischer Fremdheitserfahrung. Frankfurt am Main/ New York: P. Lang, 1996.

UREÑA BRACERO, J. El diálogo de Luciano: ejecución, naturaleza, y procedimientos de humor. Amsterdam: A.M. Hakkert, 1995.

VILLANI, B. L’ironia nelle “prolaliáe” di Luciano. Quaderni del Dipartimento di filologia linguistica e tradizione classica, Bologna, p. 217-233, 2000.

VISA-ONDARÇUHU, V. Parler et penser grec: les scythes Anacharsis et Toxaris et l’expérience rhétorique de Lucien. REA, Paris, v. 110, n. 1, p. 175-194, 2008.

WEST, M. L. Ancient Greek music. Oxford: Oxford University Press, 1992.

WHITMARSH, T. Greek literature and the Roman Empire: the politics of imitation. Oxford: Oxford University Press, 2001.

WHITMARSH, T. The Second Sophistic. Oxford: Oxford University Press, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.9.2.57-86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Valentina Popescu



Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.