História & teatro, teatro & história: uma relação tão delicada

Kátia Rodrigues Paranhos

Resumo


Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Por vezes condenada como escapista, outras vezes incensada como ferramenta de libertação revolucionária, a arte, de modo geral, continua sendo um tema candente tanto na academia como fora dela. Não é à toa que Sérgio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão, criada em 1997, e professor do curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, levanta uma questão fundamental: “Qual a função da arte dentro do aparelho cultural capitalista?”. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração a relação entre história e teatro, teatro e história, assim como os discursos produzidos sobre os seus processos coletivos de criação e de pesquisa teórica.


Palavras-chave


história e teatro; engajamento; teatro político.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Elizabeth R.; MARTINS, Fernandinho; VIANA, Larissa de Oliveira Neves Fausto (Org.). Jorge Andrade 90 anos: (re)leituras. São Paulo: USP; Fapesp, 2012. v. 1: A voz de Jorge.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BENTLEY, Eric. O teatro engajado. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

BRANDÃO, Tânia. As lacunas e as séries: padrões de historiografia nas “Histórias do Teatro no Brasil”. In: MOSTAÇO, Edelcio (Org.). Para uma história cultural do teatro. Florianópolis; Jaraguá do Sul: Design, 2010. p. 333-375.

CARVALHO, Sérgio de et al. Atuação crítica: entrevistas da Vintém e outras conversas. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

CHARTIER, Roger. A história cultural. Lisboa: Difel, 1988.

CHARTIER, Roger. Do palco à página. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

CHAUI, Marilena. Intelectual engajado: uma figura em extinção?. In: NOVAES, Adauto (Org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 19-43.

COPFERMANN, Émile. O teatro popular por quê?. Porto: Portucalense, 1971.

CORRÊA, José Celso Martinez. Primeiro ato. São Paulo: Editora 34, 1998.

COSTA, Iná Camargo. Panorama do Rio Vermelho: ensaios sobre o teatro americano. São Paulo: Nankin Editorial, 2001.

DENIS, Benoît. Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. Bauru: Edusc, 2002.

DOSIO, Celia. El Payró. Buenos Aires: Emecé, 2003.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. Campinas: Editora Unicamp, 2000.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.

GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

GOMES, Dias. O engajamento é uma prática de liberdade. Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, n. 2, p. 7-17, 1968. Caderno Especial.

GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma idéia (política do teatro). Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.

HOBSBAWM, Eric J. Mundos do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOBSBAWM, Eric J. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

JAMESON, Fredric. Filmar O capital?. Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, p. 67-74, 2010.

JOMARON, Jacqueline de (Dir.). Le théâtre en France du moyen age à nos jours. Paris: Armand Colin, 1992.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ROMANO, Ruggiero (Org.). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984a. v. 1. p. 95-106.

LE GOFF, Jacques. História. In: ROMANO, Ruggiero (Org.). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984b. v. 1. p. 158-259.

LÍVIO, Tito. Teatro moderno de Lisboa (1961-1965): um marco na história do teatro português. Alfragide: Caminho, 2009.

MARIN, Louis. Ler um quadro: uma carta de Poussin em 1639. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. p. 117-140.

ORTEGA Y GASSET, José. A idéia do teatro. Perspectiva: São Paulo, 1991.

PACHECO, Tânia. Teatro alternativo em 70: a luz no final do túnel. In: MELLO, Maria Amélia (Org.). Vinte anos de resistência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1986. p. 95-105.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. El Grupo de Teatro Forja y Plínio Marcos: Dos perdidos em una noche sucia. Conjunto: Revista de Teatro Latinoamericano, La Habana, v. 1, n. 158-159, p. 21-35, 2011.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Textos, espaços e sujeitos sociais: outras linguagens na cena teatral brasileira. In: CARREIRA, André; LIMA, Evelyn Furquim Werneck (Org.). Estudos teatrais: GT História das Artes do Espetáculo/Abrace. Florianópolis: Editora da Udesc, 2009. p. 93-118.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Trabalho e cultura: elos da formação operária. In: INÁCIO, José Reginaldo (Org.). Sindicalismo no Brasil: os primeiros 100 anos?. Belo Horizonte: Crisálida, 2007. p. 95-115.

PEIXOTO, Fernando. Quando o povo assiste e faz teatro. In: GRUPO DE TEATRO FORJA DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E DIADEMA. Pensão liberdade. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 31-38.

RIBEIRO, Martha. Algumas considerações sobre a arte de “interpretar” um texto teatral. In: CARREIRA, André et al (Org.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p. 26-31.

ROUGEMONT, Martine de. La vie théâtrale en France au XVIIIe. siècle. Paris: Champion-Slatkine, 1988.

SAMUEL, Raphael. Teatros de memória. Projeto História, São Paulo, n. 14, p. 41-81, 1997.

SAMUEL, Raphael; MACCOLL, Ewan; COSGROVE, Stuart. Theatres of the Left 1880-1935: Workers’ Theatre Movements in Britain and America. London: Routledge & Kegan Paul, 1985.

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. In: Seqüências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 172-177.

SONTAG, Susan. Questão de ênfase. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

STOURAC, Richard; MCCREERY, Kathleen. Theatre as a Weapon: Workers’ Theatre in the Soviet Union, Germany and Britain, 1917-1934. London: Routledge & Kegan Paul, 1986.

VAZ, Toninho. Solar da fossa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.

WILLIAMS, Raymond. El teatro como foro político. In: WILLIAMS, Raymond. La política del modernismo. Buenos Aires: Manantial, 2002. p. 109-124.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.26.2.187-205

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Kátia Rodrigues Paranhos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.