Silêncio (o metro como elemento construtivo do vazio na poesia de Orides Fontela)

Rafael Fava Belúzio

Resumo


Resumo: O artigo propõe uma análise dos cinco livros de poesia lírica publicados por Orides Fontela, Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986) e Teia (1996), a partir da metrificação do volume Poesia reunida [1969-1996]. O objetivo é compreender alguns modos de o metro participar da elaboração de uma estética silenciosa. Desse modo, os resultados apresentam recursos estéticos empregados pela autora, tais como a predominância de versos curtos; os versos quebrados; a logodaedalia; as estrofes com metro em queda; o espaço em branco enquanto metro vazio. Assim, o texto conclui que a métrica de Orides Fontela caminha para uma dessonorização, expressando a noção ampla de vazio, um dos pontos fundamentais da lírica oridiana.

Palavras-chave: ritmo; poesia lírica; século XX.

Abstract: This paper proposes an analysis of the following five books of lyric poetry published by Orides Fontela: Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986) and Teia (1996), by means of the Poesia reunida [1969-1996] metrification. The article aims to understand some ways in which the metric participates in the elaboration of silent aesthetics. In this regard, the results shed light on the aesthetic resources employed by the author, such as the predominance of short verses; the broken verses; the logodaedalia; the stanzas with falling metric; and the blank space as empty metric. Finally, the text concludes that Orides Fontela’s metric leads towards a sound loss, expressing the broad notion of emptiness that constitutes one of the fundamental points of the author’s lyric poetry.

Keywords: rhythm; lyric poetry; twentieth century.


Palavras-chave


ritmo; poesia lírica; século XX.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.27.2.283-300

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