Sobre bailados de Corpo de Baile: uma análise comparativa entre literatura e dança no texto rosiano.

Joelma Rezende Xavier

Resumo


Resumo: A partir da leitura de Corpo de baile, de João Guimarães Rosa, pretende-se discutir relações entre literatura e dança nos desdobramentos estéticos do texto rosiano. Para isso, apresenta-se um panorama sobre história e formação de “corpo de baile” em dança (BOURCIER, 2001) e sugere-se uma abordagem sobre a percepção de um “corpo de baile”, especialmente nas novelas Campo geral, Uma estória de amor, A estória de Lélio e Lina e Buriti. Parte-se da concepção de que a dança é um dos elementos dinamizadores dos enredos de Corpo de baile, além de ser um traço importante na representação de personagens, sobretudo na esfera feminina. Este artigo, por meio de uma análise comparativa, apresenta contribuições para o enfoque interartes nos estudos da obra rosiana.

Palavras-chave: corpo de baile; dança; literatura; linguagem.

Abstract: From the reading of Corpo de Baile, by João Guimarães Rosa, it attempts at discussing relations between literature and dance in the aesthetic developments of the rosiano text. The article aims to presenting an overview of history and formation of “corps de ballet” in dance (BOURCIER, 2001) and it aims at pointing out an approach about the perception of a “corps de ballet”, mainly in the novels Campo Geral, Uma estória de amor, A estória de Lélio e Lina and Buriti. It is part of the conception that dance is one of the energizing elements of Corpo de Baile, besides being an important trace in the representation of characters, mostly in the female sphere. This article, through a comparative analysis, presents contributions to the interviewing approach in the studies of Guimarães Rosa’s work.

Keywords: corps de ballet; dance; literature; language.


Palavras-chave


corpo de baile; dança; literatura; linguagem; corps de ballet; dance; literature; language.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, H. V. de. A raiz da alma: Corpo de baile. São Paulo: Edusp, 1992.

BAZZOTTI, C. Vultos da dança: Doris Humphrey. 2012. Disponível em: http://ceciliabazzottivultosdadanca.blogspot.com.br/2012/06/doris-humphrey.html. Acesso em: 13 jun. 2016.

BOURCIER, P. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COSTA, L. A dansa dos tempos em Grande Sertão: Veredas: história, literatura, crítica literária e linguagem. 2012. 276 f. Dissertação (Mestrado em História e Culturas Políticas) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

CUPERTINO, Kátia. O Lundu tatuado no corpo. Revista da Comissão Mineira de Folclore, Belo Horizonte, ano 38, n. 26, p. 103-118, fev. 2014. Disponível em: http://www.folcloreminas.com.br/RevistaFolclore26.pdf. Acesso em: 13 jun. 2016.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

ECO, U. Obra aberta. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GIL, J. Movimento total: o corpo e a dança. 3. reimp. São Paulo: Iluminuras, 2013.

HUMPHREY, D. The art of making dances. Princeton: Princeton Book Company, 1959.

KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet, 2010. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2016.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2011. (Biblioteca do Pensamento Moderno)

NIETZSCHE, F. W. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e prefácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

OLIVEIRA, F. Guimarães Rosa. In: ______. A dança das letras: antologia crítica. Rio de Janeiro: Topbooks, 1991. p. 55-85.

RÓNAI, P. Rondando os segredos de Guimarães Rosa. In: ______. Encontros com o Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Batel, 2009, p. 118-126.

ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. v. 1 e 2.

SANTANA, A. L. A sagração da Primavera. 2018. Disponível em: http://entrementes.com.br/2017/09/sagracao-da-primavera. Acesso em: 8 jun. 2018.

SANTIAGO SOBRINHO, J. B. Mundanos fabulistas: Guimarães Rosa e Nietzsche. Belo Horizonte: Crisálida; CEFET, 2011.

SOARES, C. C. Considerações sobre Corpo de baile. Revista Itinerários, Araraquara: UNESP, n. 25, p. 39-64, 2007b. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2438. Acesso em: 24 maio 2016.

SOARES, C. C. Corpo de baile: edição comemorativa (resenha). Revista do CESP, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 27, n. 36, p. 345-353, jul.-dez. 2006.

SOARES, C. C. O olhar de Miguilim. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte: FALE/UFMG, v. 14, p. 147-167, 2007a. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/3249. Acesso em: 18 mar. 2016.

WISNIK, J. M. O recado da viagem. Scripta, Belo Horizonte: PUC/Minas, v. 2, n. 3, p. 160-170, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.27.3.221-247

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Joelma Rezende Xavier

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.