Refazer estórico: a elaboração poética como protagonista em duas novelas de Corpo de baile

Rondinelly Gomes Medeiros

Resumo


Resumo: O artigo pretende evidenciar o protagonismo que as elaborações poético-ficcionais desempenham nas novelas “O recado do morro” e “Uma estória de amor”, de Corpo de baile. Descrevemos as ambivalências e os impasses próprios das consciências dos personagens protagonistas, Pedro Orósio e Manuelzão, e, em seguida, o confronto entre a angústia decorrente dos impasses e as irrupções e percursos das estórias, canções e poemas, bem como de seus lugares de origem e seus destinatários, como forma de compreender a incidência incontornável dessas elaborações poético-ficcionais sobre os desfechos das novelas.

Palavras-chave: Guimarães Rosa; Corpo de baile; experiência literária; refazer estórico.

Abstract: The article intends to highlight the protagonism played by poetic-fictional elaborations in the novels O Recado do Morro and Uma Estória de Amor, from Guimarães Rosa’s Corpo de Baile. We describe the ambivalences and impasses that characterises the protagonists' consciousness, Pedro Orósio and Manuelzão. Furthermore, we investigate the confrontation between the angst resulting from those dilemmas, and the stories’ paths, songs and poems; as well as their places of origin and their recipients, in order to understand the unavoidable incidence of these poetic-fictional elaborations on the novel conclusion.

Keywords: Guimarães Rosa; Corpo de baile; literary experience; storical redoing.


Palavras-chave


Guimarães Rosa; Corpo de Baile; experiência literária; refazer estórico; literary experience; storical redoing.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Heloisa Vilhena. A raiz da alma: Corpo de baile. São Paulo: Edusp, 1988.

BOLLE, Willi. Fórmula e fábula: teste de uma gramática narrativa, aplicada aos contos de Guimarães Rosa. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. O recado da mata. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 11-41.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os involuntários da pátria. Aula Pública no Ato Abril Indígena, Rio de Janeiro, 20 abr. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/25144372/OS_INVOLUNTÁRIOS_DA_PÁTRIA. Acesso em: 18 ago. 2016.

FREUD, Sigmund. Lembranças encobridoras. Tradução de Jaime Salomão e Orizon Carneiro Muniz. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, 3).

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da história. 2. ed. Tradução de Maria Rodrigues e Harden. Brasília: Editora da UnB, 1999.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARTINS, Heitor. Rosa/Platão/Zen. In: DUARTE, Lélia Parreira (Org.). Veredas de Rosa. Belo Horizonte: PUC Minas/CESPUC, 2000. p. 266-271.

NODARI, Alexandre. A literatura como antropologia especulativa. Revista da ANPOLL, Brasília, DF, n. 38, p. 75-85, 2015.

ROSA, João Guimarães. Corpo de Baile. ed. Comemorativa de 50 anos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. ed. comemorativa. São Paulo: Nova Fronteira, 2006.

ROSA, João Guimarães. Tutameia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

SAER, Juan José. O conceito de ficção. Tradução de Joca Wolff. Sopro, Florianópolis, n. 15, p. 1-4, 2009.

SOARES, Claudia Campos. Corpo de baile: um mundo em transformação. Revista Ângulo, Lorena, SP, n. 115, p. 40-47, out.-dez. 2008. Disponível em: http://www.fatea.br/seer/index.php/angulo/article/viewFile/96/83. Acesso em: 18 jul. 2016.

WISNIK, José Miguel. O recado da viagem. Scripta, Belo Horizonte, n. 3, v. 2, p. 160-170, 2008.

XISTO, Pedro. À busca da poesia. In: COUTINHO, Eduardo de Faria (Org.). Guimarães Rosa: fortuna crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 103-141.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.1.33-48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Rondinelly Gomes Medeiros

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.