Entre o pródigo e o malandro: um estudo de personagem em “A volta do marido pródigo”, de Guimarães Rosa

Rosanne Bezerra de Araújo, Wallyson Rodrigues de Souza

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um estudo do conto “A volta do marido pródigo”, de Guimarães Rosa, com o foco na análise do personagem. Estabelecemos relações entre o anti-herói rosiano, o herói bíblico e o pícaro europeu. Para desenvolver tal análise, utilizamos a crítica de Roberto Schwarz (2012) e Antonio Candido (1993), bem como o pensamento do filósofo romeno Constantin Noica (2011), ao ressaltar que a recusa ou a carência do indivíduo perante o Geral (a lei, a ordem) caracteriza-se como uma doença do espírito contemporâneo. O presente estudo tem como objetivo contrapor as três categorias de heróis (o malandro, o bíblico e o pícaro), revelando suas semelhanças e divergências. Nosso método de pesquisa segue a crítica integrativa de Antonio Candido (1993), pois investiga a narrativa rosiana sob diferentes ângulos, observando o aspecto social e ontológico do personagem Lalino Salãthiel. O resultado deste estudo nos revela que o texto de Rosa apresenta uma sátira da narrativa bíblica ao mesmo tempo em que transcende o pícaro europeu. A categoria do malandro, como bem aponta Candido (1993), é uma peculiaridade do anti-herói brasileiro. Concluímos, assim, que a singularidade da malandragem de Lalino reforça a realização de sua individualidade e comprova que o seu espírito pode padecer de acatolia, ou seja, a recusa do Geral e a afirmação do individual, conforme nos esclarece Noica em sua obra As seis doenças do espírito contemporâneo.

Palavras-chave: Guimarães Rosa; anti-herói; herói pródigo; personagem picaresco; malandragem.

Abstract: We present a study about the short story “A volta do marido pródigo” (The prodigal husband’s return), written by Guimarães Rosa, focusing on a character analysis. We established relationships among the Rosian anti-hero, the biblical hero, and the European picaresque character. In order to develop this analysis, we use the critical work of Roberto Schwarz (2012) and Antonio Candido (1993), as well as the Romanian philosopher Constantin Noica’s (2011) way of thinking. Noica emphasizes that the individual’s refusal or need of the General (law, order) can be diagnosed as a contemporary spirit malady. The present study aims to counterpose the three categories of heroes (the malandro – Brazilian trickster –, the biblical and the picaresque), revealing their similarities and differences. Our research method relies on the integrative Antonio Candido’s (1993) critique, as it investigates Rosa’s narrative from different angles, considering the social and ontological aspects of the character Lalino Salãthiel. Our findings shows that Rosa’s text presents a satire of the biblical narrative, while transcending the European picaresque figure, since the malandro category, as Candido (1993) points out, is particular to some Brazilian characters. We conclude that the singularity of Lalino’s trickery reinforces his individuality realization, proving that his spirit may suffer from acatholia, which is the rejection of the General and the affirmation of the individual, as clarified by Noica in his work Six maladies of the contemporary spirit.

Keywords: Guimarães Rosa; anti-hero; prodigal hero; picaresque character; malandragem (trickery).


Palavras-chave


Guimarães Rosa; anti-herói; herói pródigo; personagem picaresco; malandragem; anti-hero; prodigal hero; picaresque character; malandragem (trickery).

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Referências


BÍBLIA Sagrada. A.T e N.T. Lucas. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. p. 1048-1049.

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SCHWARZ, Roberto. Pressupostos, salvo engano, de “Dialética da malandragem”. In: ______. Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 129-155.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.1.49-68

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
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