O sertão de Bia Lessa

Livia de Sá Baião

Resumo


Resumo: O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a releitura dramática que a diretora Bia Lessa fez da obra Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Com apoio de pressupostos teóricos de pensadores como Peter Brook, Bertold Brecht e Roland Barthes, a intenção é examinar a encenação do romance a partir do texto dramatúrgico (escrita cênica) construído pela própria diretora. Com vasta experiência em adaptações para o teatro de obras literárias canônicas (O homem sem qualidades, de Robert Musil; Os possessos, de Dostoievski; e muitas outras), Bia Lessa coloca em cena diferentes linguagens, tais como a expressão corporal trabalhada no limite e uma arquitetura cênica surpreendente. Assim, o sertão rosiano salta das páginas para o palco, eclodindo em pura teatralidade.

Palavras-chave: Grande sertão: veredas, Bia Lessa, teatro, literatura, adaptação, encenação.

Abstract: Our objective is to reflect on director Bia Lessa’s adaptation for the stage of Grande sertão: veredas novel. The main thinkers who will underpin this work are Peter Brook, Bertold Brecht and Roland Barthes. Our intention is to examine the dramatic text and the staging of the novel, both made by the director. With a vast experience in adapting canonic literary works (The man without qualities by Robert Musil; The possessed by Dostoievski, and many others), Bia Lessa takes books to theatre using different languages, such as body expression, explored to its limit and with an unusual set. Thus, Guimarães Rosa’s backlands is brought from pages to stage shining in pure theatricality.

Keywords: The devil to pay in the backlands, Bia Lessa, theatre, literature, adaptation, staging.


Palavras-chave


Grande sertão: veredas, Bia Lessa, teatro, literatura, adaptação, encenação; The devil to pay in the backlands, Bia Lessa, theatre, literature, adaptation, staging.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRIGUCCI, D. O mundo misturado. Novos Estudos (CEBRAP), São Paulo, n. 40, p. 7-29, nov. 1994.

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BARTHES, R. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1981.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BRECHT, B. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BROOK, P. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BROOK, P. O espaço vazio: um livro sobre o teatro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2015.

CHARTIER, R. Do palco à página: publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

GRANDE sertão: veredas. Direção de Bia Lessa. São Paulo: 2+3 Produções Artísticas Ltda, 2017. Programa do espetáculo.

LESSA, B. O teatro do rigor. [Entrevista cedida a] Sérgio Roveri. Valor, São Paulo, 27 out. 2017. Disponível em: https://www.valor.com.br/cultura/5171992/o-teatro-do-rigor. Acesso em: 10 dez. 2018.

LORENZ, G. Diálogo com Guimarães Rosa. In: COUTINHO, E. Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 62-97. (Coleção Fortuna crítica)

OLIVEIRA. M. Teatro da espera: Beckett e a ruína do drama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.

ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

ROSA, J. G. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

ROSA, J. G. João Guimarães Rosa: correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason. Rio de Janeiro: Nova Fronteira e Editora UFMG, 2003.

SANTIAGO, S. Genealogia da ferocidade: ensaio sobre Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Recife: CEPE, 2017.

STANISLAVSKI, C. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

VERNALGIERI, I. V. J. Guimarães Rosa – correspondência inédita com a tradutora norte-americana Harriet de Onís. 1993. 357 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1993.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.1.283-306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Livia de Sá Baião

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.