Entre cartas e cadernetas latino-americanas: contribuições para a reflexão sobre arquivos de escritores / Among Latin American Letters and Address Books: Contributions to Reflections on Writers’ Archives

Marina Ruivo, Joana Rodrigues

Resumo


Resumo: Objetivando formular reflexões sobre o trabalho com as escritas de si e os arquivos dos escritores, este artigo levanta, mais do que respostas, alguns questionamentos. A direção a ser tomada é dupla: de um lado, as correspondências de Gabriel García Márquez, especificamente as cartas trocadas por ele, entre 1961 e 1971, com o amigo Plinio Apuleyo Mendoza, também jornalista e escritor. Na outra direção, aborda-se um objeto extraliterário presente no arquivo de Carlos Heitor Cony, a caderneta de telefones que ele levou a Cuba em 1968, problematizando como analisar esse objeto e interrogando as possíveis contribuições de tal análise. Se a aproximação entre escritores tão diferentes pode soar estranha, ela partiu, no entanto, das semelhanças existentes entre as trajetórias de vida dos dois, que vivenciaram as agruras dos estados de exceção, dentro e fora de seus países, carregando a militância jornalística e literária ora para as páginas da imprensa, onde atuaram como cronistas, repórteres
e colunistas, ora para as páginas dos romances. Além disso, partiu da busca de constituir fios de diálogos entre pesquisas que estão sendo feitas em simultâneo e que se voltam para os chamados gêneros íntimos, o que permitiu expandir a visão no sentido de acolher tais elementos – a caderneta e a correspondência –, visando a (re)discussão a seu respeito e pensando, inclusive, se tais peças poderiam vir a ser consideradas como literárias.

Palavras-chave: correspondências; arquivos de escritores; escritas de si; Gabriel García Márquez; Carlos Heitor Cony.

Abstract: As our aim is to formulate reflections on self-writing and the archives of the writers, our article does more than answering questions, it raises some of their own. Our task is two-pronged: on the one hand, we have the correspondence between Gabriel García Márquez and journalist and writer Plinio Apuleyo Mendoza, from 1961 to 1971. On the other, an extra-literary object found in Carlos Heitor Cony’s archives: the address book which he took to Cuba in 1968. This presented us with a dilemma. How should such an object be analyzed and what contributions if any could it bring? The connection between such different writers may sound strange but what brought them together was the shared life experiences of exception, bitterly encountered at home and abroad, in their journalistic and literary militancy in newspapers, where they worked as chroniclers, reporters, and columnists and in their work as novelists. Moreover, there is the need to establish links between research that is being conducted simultaneously and that is part of a more intimate and private genre. This has enabled us to broaden our views and re-open a discussion: whether these objects – the address book and the correspondence – could be considered literary.

Keywords: correspondences; archive of writers; self-writing; Gabriel García Márquez; Carlos Heitor Cony.


Palavras-chave


correspondências; arquivos de escritores; escritas de si; Gabriel García Márquez; Carlos Heitor Cony; correspondences; archive of writers; self-writing.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, jul. 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061/1200. Acesso em: 25 abr. 2019.

BORDINI, M. da G. Acervos de escritores e o descentramento da história da literatura. O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, Belo Horizonte, v. 11, p. 15-23, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/3174/3120. Acesso em: 25 abr. 2019.

BOUVET, N. E. La escritura epistolar. Buenos Aires: Eudeba, 2006.

CASA de las Américas – Memória: 1959 a 1969. Havana: Casa de las Américas, 2011.

CASTRO, Ruy. O piano e a orquestra. In: FRANCESCHI, A. F. de (org.). Cadernos de literatura brasileira: Carlos Heitor Cony. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2001. n. 12, p. 14-20.

DIAZ, B. O gênero epistolar ou o pensamento nômade. Tradução de Brigitte Hervot e Sandra Ferreira. São Paulo: Edusp, 2016.

FERREIRA, J. P. (org.). Editando o editor: Ênio Silveira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Com-Arte, 2003.

GOMES, A. de C. Nas malhas do feitiço: o historiador e os encantos dos arquivos privados. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 121-128, jul. 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/2069/1208. Acesso em: 17 ago. 2019.

HEYMANN, L. Q. Indivíduo, memória e resíduo histórico: uma reflexão sobre arquivos pessoais e o caso Filinto Müller. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 41-60, jul. 1997. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2041. Acesso em: 25 abr. 2019.

MARQUES, R. O arquivamento do escritor. In: SOUZA, E. M. de; MIRANDA, W. M. (org.). Arquivos literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 151-156.

MENDOZA, P. A. de. Gabo: cartas y recuerdos. Barcelona: Ediciones B., 2013.

MORAES, M. A. de. Epistolografia e crítica genética. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 59, n. 1, mar. 2007. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252007000100015. Acesso em: 25 abr. 2019.

SOUZA, E. M. de. Crítica genética e crítica biográfica. Patrimônio & Memória, Assis, v. 4, n. 2, p. 129-138, jun. 2009. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/129/768. Acesso em: 25 abr. 2019.

SOUZA, E. M. de. Notas sobre a crítica biográfica. In: SOUZA, E. M. de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 111-121.

TANNO, J. L. Os acervos pessoais: memória e identidade na produção e guarda dos registros de si. Patrimônio e Memória, Assis, v. 3, n. 1, p. 101-11, 2007.

VIEIRA, Luiz Renato. Consagrados e malditos: os intelectuais e a Editora Civilização Brasileira. Brasília: Thesaurus, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.28.4.367-394

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marina Ruivo, Joana Rodrigues

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.