Encontros e desencontros em “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, e “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa / Matches and mismatches in “O menino”, by Lygia Fagundes Telles, and “Oval com pontas”, by Adriana Lisboa / Encuentros y desencuentros en “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, y “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Renata Rocha Ribeiro

Resumo


Resumo: O conto “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, publicado inicialmente em O cacto vermelho, de 1949, narra a história de um menino que enfrenta um processo de amadurecimento durante um passeio que realiza com a mãe ao cinema. O conto “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa, publicado originalmente em Contos que contam, de 2005, aproxima-se do conto de Telles ao também narrar o passeio de uma mãe com um filho, ambos inominados. Apesar da semelhança no enredo das narrativas, a prosa das duas escritoras apresenta divergências sobre a configuração das relações familiares e sobre o papel social da arte. Como considera José Paulo Paes (1998), a obra de Telles é marcada pelo desencontro nas mais diversas relações afetivas apresentadas nas tramas, o que, segundo o crítico, assinala certa desilusão dos escritores que viveram os traumas da Segunda Guerra Mundial. Em contrapartida, a obra de Lisboa frequentemente aposta na superação dos traumas das personagens retratadas, além de se contrapor ao esvaziamento do papel da arte na contemporaneidade. Tendo em vista esses apontamentos, este artigo tem como objetivo analisar o papel da arte e das relações humanas nos referidos contos. Para fundamentar criticamente a discussão, elegemos as contribuições de Coelho (1971), Lopes (2007), Paes (1998), entre outros.

Palavras-chave: conto brasileiro; encontros; desencontros; Lygia Fagundes Telles; Adriana Lisboa.

Abstract: The tale “O menino”, by Lygia Fagundes Telles, initially published in O cacto vermelho, in 1949, narrates the story of a boy who faces a coming-of-age process when he takes a trip to the movie theater with his mother. The tale “Oval com pontas”, by Adriana Lisboa, originally published in Contos que contam, in 2005, resembles the tale written by Telles in the sense that it also narrates a mother’s trip with her son, both unnamed. Despite the similarities between the plot of both narratives, the prose of both writers presents divergences on the configuration of familiar relationships and on the social role of art. As argued by José Paulo Paes (1998), Telles’ work is marked by mismatches in several affective relationships presented in the plots, which, according to the critic, signals a certain disillusionment of the writers who lived the traumas of the Second World War. On the other hand, Lisboa’s work frequently bets on the overcoming of the traumas of the portrayed characters, in addition to counterpointing the emptying of the role of art in contemporaneity. With this in mind, this article aims to analyze how art and human relationships are configured in these tales. In order to critically ground this discussion, we elected the contributions of Coelho (1971), Lopes (2007), Paes (1998), and others.

Keywords: Brazilian short story; matches; mismatches; Lygia Fagundes Telles; Adriana Lisboa.

Resumen: El cuento “O menino”, de Lygia Fagundes Telles, publicado primeramente en O cacto vermelho, de 1949, narra la historia de un chico que enfrenta un proceso de maduración durante un paseo al cine que realiza con su madre. El cuento “Oval com pontas”, de Adriana Lisboa, publicado originalmente en Contos que contam, de 2005, se aproxima del cuento de Telles al hacer, también, la narración de un paseo de una madre y su hijo, ambos sin nombre. Pese la similitud en el enredo de las narrativas, la prosa de las dos escritoras presenta distinciones sobre la configuración de las relaciones familiares y sobre el papel social del arte. Como considera José Paulo Paes (1998), la obra de Telles está marcada por el desencuentro en las más distintas relaciones de afecto presentadas en las obras, lo que, según el crítico señala una desilusión de los escritores tras los traumas vivenciados en la segunda Guerra Mundial. Contrariamente, la obra de Lisboa, a menudo, apuesta en la superación de los traumas de los personajes retratados, además de contraponerse al vacío del papel del arte en la contemporaneidad. Considerando esos aspectos, este artículo tiene el objetivo de analizar el papel del arte y de las relaciones humanas en los dos cuentos. Como fundamentación, para la discusión crítica, nos basaremos en las contribuciones de Coelho (1971), Lopes (2007), Paes (1998), entre otros.

Palabras-clave: cuento brasileño; encuentros; desencuentros; Lygia Fagundes Telles; Adriana Lisboa.


Palavras-chave


conto brasileiro; encontros; desencontros; Lygia Fagundes Telles; Adriana Lisboa; Brazilian short story; matches; mismatches; cuento brasileño; encuentros; desencuentros.

Texto completo:

PDF

Referências


CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera Costa da Silva et al. 28. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

COELHO, N. N. O mundo de ficção de Lygia Fagundes Telles. In: ______. Seleta – Lygia Fagundes Telles. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. p. 144-149.

EVREMIDIS, A. P. Harmonia e balanço – artista completo. Jornal Rio Arte Cultura, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.rioartecultura.com/henrymoore.htm. Acesso em: 20 fev. 2018.

LINHARES, T. 22 diálogos sobre o conto brasileiro atual. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

LISBOA, A. Oval com pontas. In: ______. O sucesso. Rio de Janeiro: Alfagura, 2016. p. 61-68.

LOPES, D. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: UnB, 2007.

PAES, J. P. Ao encontro dos desencontros. Cadernos de Literatura Brasileira, Rio de Janeiro, n. 5, p. 70-83, 1998.

SCHØLLHAMMER, K. E. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SILVA, V. M. T. Dispersos e inéditos. Estudos sobre Lygia Fagundes Telles. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.

TELLES, L. F. O menino. In: ______. Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 167-176.

VIDAL, P. De baratas, moluscos, peixes. Sobre Azul-corvo, de Adriana Lisboa. In: CHIARELLI, S.; DEALTRY, G.; VIDAL, P. (org.). O futuro pelo retrovisor. Inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. p. 300-315.

VIERNE, S. Rite, roman, initiation. Saint-Martin-d’Hères: PUG, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.29.1.237-254

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Renata Rocha Ribeiro

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.