Sevilha andando, com “A sevilhana que não se sabia” / Sevilha andando, with “A sevilhana que não se sabia”

Éverton Barbosa Correia

Resumo


Resumo: Em 1987, quando foi publicada a coleção de poemas de João Cabral de Melo Neto intitulada Crime na Calle Relator, “A sevilhana que não se sabia” era o segundo na ordem de exposição, logo após o poema homônimo ao livro. Aquele poema foi reproduzido como o primeiro da coleção seguinte do autor, intitulada Sevilha andando (1989), ao passo que deixou de figurar nas reedições do livro em que constara de início. Assim, o poema que era de um livro passou a compor outro, exclusivamente, por iniciativa do próprio autor, para quem importava a constituição do artefato estético que o livro vem a ser. Este traço diferencial na trajetória do autor incide retrospectivamente sobre toda sua obra, a partir desse evento marcante que interfere na compreensão do que constitui um livro, seja sua publicação ou a reunião de poemas que demanda uma apreciação particularizada, de caso a caso, dos poemas entrelaçados entre si. Acompanhando a repercussão do poema no contexto da obra poética em pauta, será feito um cotejo entre as edições disponíveis dos volumes implicados para se chegar a uma compreensão mais palpável do poema, perspectivado ao longo daquela produção poética.

Palavras-chave: poesia brasileira moderna; João Cabral de Melo Neto; estilo; editoração.

Abstract: In 1987, when the João Cabral de Melo Neto’s collection of poems was published under the title of Crime in Calle Relator (1987), “A sevilhana que não se sabia” was the second in the order of exhibition, shortly after the poem of the same name to the book. That poem was reproduced as the first of the author’s next collection, titled Sevilha andando (1989), while it ceased to appear in the reissues of the book in which it was initially listed. Thus, the poem that was from one book began to compose another, exclusively, at the initiative of the author himself, for whom it mattered the constitution of the aesthetic artifact that the book comes to be. This differential trait in the author’s trajectory focuses retrospectively on all his work, from this remarkable event that interferes with the understanding of what constitutes a book, be it its publication or the meeting of poems that demands an appreciation particularized, on a case-by-case basis, of the poems intertwined with each other. Following the repercussion of the poem in the context of the poetic work, it will be made a comparison between the available editions of the volumes involved, to reach a more palpable understanding of the poem, perspectived throughout that poetic production.

Keywords: modern Brazilian poetry; João Cabral de Melo Neto; style; publishing.


Palavras-chave


poesia brasileira moderna; João Cabral de Melo Neto; estilo; editoração; modern Brazilian poetry; João Cabral de Melo Neto; style; publishing.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.29.2.139-158

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