A lâmina da letra: Luiz Costa Lima, a escrita oralizada e a poética de João Cabral / The Blade of Letter: Luiz Costa Lima, A Spoken-Writing and the Poetics of João Cabral

Roniere Silva Menezes

Resumo


Resumo: Este trabalho visa refletir sobre ensaios críticos de Luiz Costa Lima em que o autor analisa o estranho lugar do intelectual brasileiro e latino-americano. Exercendo suas atividades em território pouco afeito ao cuidado detido com a escrita, com o esforço analítico e muito influenciado por expressões ligadas à oralidade e ao exagero retórico, o intelectual e o escritor que habitam os trópicos, muito comumente, situam-se como estrangeiros diante de seu objeto de trabalho e de seu próprio país. Muitas vezes assumem uma escrita relacionada à fala cotidiana visando à comunicação mais direta com o público. Iremos estabelecer análises relativas ao posicionamento de Costa Lima frente a essa questão, enfatizando os conceitos – tratados pelo autor – de improviso e auditividade. Trataremos dos livros Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria (1981), Pensando nos trópicos (1991) e Frestas: a teorização em país periférico (2013). Ao final, demonstraremos como as ideias de Costa Lima transitam entre textos sobre o pensamento brasileiro e críticas literárias. Tomaremos como exemplo análises do autor relativas à obra do poeta João Cabral de Melo Neto presentes nos ensaios “A traição consequente ou a poesia de Cabral”, do livro Lira e antilira: Mário, Drummond e Cabral (1968) e Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria (1981). Buscaremos mostrar que os estudos sobre improviso e auditividade configuram-se como importantes modelos analíticos. Os textos apresentam ricas ferramentas que nos ajudam a entender melhor a cultura e a produção literária do país.

Palavras-chave: Luiz Costa Lima; crítica; oralidade; João Cabral.

Abstract: This paper aims to reflect upon the critical essays by Luiz Costa Lima in which the author analyzes the strange place of a Brazilian or Latin-American intellectual. Working from a place that is not auspicious to the demands of writing or to the analytical efforts and being highly influenced by spoken language and overstated rhetorics, the intellectual or writer from the tropics usually feel as foreigners facing their work in their own land. They often choose to write similarly to spoken language in order to establish a more effective communication with their audience. We are going to analyze Costa Lima’s  positioning towards this topic, emphasizing the author’s concepts of improvisation and auditivity. We are going to work with the books  Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria  (1981),  Pensando nos trópicos  (1991) and  Frestas:  a teorização em país periférico (2013). As a conclusion, we are going to demonstrate how Costa Lima’s ideas shift from the texts when considering the Brazilian thinking and literary criticism. We are going to take as an example his analyses of poems by João Cabral de Melo Neto presented in the essay “A traição consequente ou a poesia de Cabral”, from the book  Lira e antilira:  Mário, Drummond e Cabral (1968) and Dispersa Demanda: ensaios sobre literatuar e teoria (1981).  We aim to show that studies on improvisation and auditivity are important analytical models. The texts present useful tools that help us better understand the culture and the literary production of the country.

Keywords: Luís Costa Lima; criticism; spoken language; João Cabral.


Palavras-chave


Luiz Costa Lima; crítica; oralidade; João Cabral; Luís Costa Lima; criticism; spoken language; João Cabral

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.29.4.98-117

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

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