Walden como ponto de chegada da reflexão sobre modernidade em América / Walden as the arrival point for the reflection on modernity in America

Vanessa de Paula Hey

Resumo


Resumo: Monteiro Lobato participou de forma ativa do processo de modernização pelo qual o Brasil passou nas décadas iniciais do século XX. O escritor vivenciou a modernidade sentindo o abalo nas estruturas referenciais que davam aos indivíduos estabilidade no mundo social. Ele experienciou, assim como seus contemporâneos, as profundas transformações pelas quais a sociedade passava e, a partir disso, buscou por meio da literatura e de suas outras atividades cumprir o papel de crítico dessas experiências, reagindo, portanto, ao “turbilhão de permanente desintegração e mudança” (BERMAN, 2007, p. 24), que, a nosso ver, figura-se como uma maneira de caracterizar a modernidade. Compreende-se, então, que um estudo sobre a obra de Monteiro Lobato deve incluir a discussão sobre a modernização e a modernidade. Escolhe-se, para tanto, América, obra desse autor que de forma mais explícita e constante discute essa temática. O presente artigo objetiva, assim, analisar uma das formas pelas quais a modernidade se vê representada nessa obra, a saber, através do diálogo que ela estabelece com a obra Walden, do escritor norte-americano Henry David Thoreau, pensada aqui como ponto de chegada para a reflexão sobre a modernidade em América.

Palavras-chave: Monteiro Lobato; América; Henry David Thoreau; Walden; modernidade.

Abstract: Monteiro Lobato actively participated in the modernization process that Brazil went through in the early decades of the 20th century. The writer experienced modernity feeling the shock in the referential structures that gave individuals stability in the social world. He experienced, as did his contemporaries, the profound transformations that society was going through and, from there, he sought through literature and his other activities to fulfill the role of critic of these experiences, reacting, therefore, to the “turmoil of permanent disintegration and change” (BERMAN, 2007, p.24), which, in our view, appears as a way of characterizing modernity. It is understood, then, that a study on the work of Monteiro Lobato must include the discussion on modernization and modernity. To this end, America is chosen, as the work of this author that more explicitly and constantly discusses these themes. This article aims, therefore, to analyze one of the ways in which modernity is represented in this work, namely, through the dialogue it establishes with the work of Walden, by the American writer Henry David Thoreau, thought here as a point of arrival for reflection on modernity in America.

Keywords: Monteiro Lobato; América; Henry David Thoreau; Walden; modernity.


Palavras-chave


Monteiro Lobato; América; Henry David Thoreau; Walden; modernidade; modernity.

Texto completo:

PDF

Referências


BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução: Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BLASING, M. K. The art of life: studies in American autobiographical literature. Austin: University of Texas Press, 1977.

FOSDICK, R. The individual’s place in the Age of Machines, The New York Times, New York, 26 June 1930. p. E4.

GARRARD, G. Ecocrítica. Tradução: Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz

Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

HARDING, W. Henry David Thoreau: Walden or Life in the Woods. In: COHEN, H. Landmarks of American writing. Washington D. C.: Forum Editor, 1969, p. 151-160.

LAÊRTIOS, D. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Tradução: Mário da Gama. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

LOBATO, M. América. São Paulo: Editora Globo, 2009.

MARTINS, M. R. Censura na América . In : CONGRESSO INTERNACIONAL DAASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA

COMPARADA, 12., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2011. E-book. Disponível em http://www.abralic.org.br/eventos/cong2011/ AnaisOnline/resumos/TC0130-1.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.

MARTINS, M. R. Duas cavalgaduras: o processo criativo como objeto da ficção. Manuscrítica: revista de crítica genética, São Paulo, v. 39, p. 80-91, 2019.

MARTINS, M. R. Monteiro Lobato e os Estados Unidos: espectador, leitor, tradutor. Revista USP, São Paulo, n. 112, p. 19-28, 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/129725. Acesso em: 01 fev. 2021.

MARTINS, M. R. O Brasil na América: imagens do Brasil e dos Estados Unidos na obra de Monteiro Lobato. Brasil/Brazil: revista de literatura brasileira/A journal of Brazilian literature. Porto Alegre; Providence, v. 37, p. 59-71, 2008.

POE, E. A. The complete illustrated stories and poems of Edgar Allan Poe. London: Chancellor Press, 1988.

ROCHA, R. E. Natureza e sociedade no pensamento de Thoreau: do transcendentalismo ao ambientalismo. Revista Espaço de diálogo, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 66-77, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/ redd/article/view/6914. Acesso em: 01 fev. 2021.

THOREAU, H. D. Walden. Tradução: Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.30.4.120-143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Vanessa de Paula Hey

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.