Bárbara Lia e o esgarçamento das fronteiras na literatura / Bárbara Lia and the Fraying of Borders in Literatura

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Andriele Aparecida Heupa

Resumo


Resumo: A pesquisa lança um olhar para a obra da escritora paranaense Bárbara Lia sob o viés de algumas das teorias que refletem sobre a arte na contemporaneidade, buscando ampliar a visibilidade da escrita de autoria feminina no Paraná. Para isso, utiliza-se os conceitos “campo ampliado”, de Rosalind Krauss (2015); “arte fora de si”, de Ticio Escobar (2004); “literaturas pós-autônomas”, de Josefina Ludmer (2010); “práticas da impertinência”, de Florencia Garramuño (2014); “práticas inespecíficas”, elaborado de forma coletiva por Celia Pedrosa, Diana Klinger, Jorge Wolff e Mario Cámara (2018), entre outros conceitos que se relacionam a esses. O artigo também apresenta a autora Bárbara Lia e alguns fragmentos de seus livros, buscando articular esses elementos com os conceitos supracitados. Conclui-se que o esgarçamento na obra de Bárbara Lia se manifesta, principalmente, pela ideia de “não lugar” e por meio do diálogo que a escritora estabelece com as outras artes.

 

Palavras-chave: Literatura contemporânea; escrita de autoria feminina; campo ampliado.

 

Abstract: The research takes a look at the work from Paraná writer Bárbara Lia through some of the theories that reflect about art in contemporary times, seeking to increase the visibility of women authorship writing in Paraná. Therefore, it uses the concepts of “expansive field”, by Rosalind Krauss (2015); “art outside itself”, by Ticio Escobar (2004); “post-autonomous literatures”, by Josefina Ludmer (2010); “impertinence practices”, by Florencia Garramuño (2014); “unespecified practices”, collectively elaborated by Celia Pedrosa, Diana Klinger, Jorge Wolff e Mario Cámara (2018), among other concepts that relate to these ones. The paper also presents the author Bárbara Lia and some fragments of her books, seeking to articulate these elements with the aforementioned concepts. It is concluded that the fraying in Bárbara Lia’s work is manifested mainly by the idea of “non-place” and through the dialogue that the writer establishes with other arts.

 

Keywords: Contemporary literature; women authorship writing; expansive field.


Palavras-chave


Literatura contemporânea; escrita de autoria feminina; campo ampliado

Texto completo:

PDF

Referências


ESCOBAR, Ticio. La arte fuera de si. In: La belleza de los otros. Assunción – Paraguay: CAV- Museo del barro, 2004, s/p. Disponível em: http://www.portalguarani.com/106_ticio_escobar/4778_el_arte_fuera_de_si_2004__por_ticio_escobar.html?fbclid=IwAR2zNJ1mNNi_zkVkpyGI4627KNXJpMRWSU37bkcFPy8VtamxXevarDN7IWw. Acesso em: 20 dez. 2020.

GARRAMUNÕ, Florencia. Práticas da impertinência; A literatura fora de si. In: Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014, p.9-48.

LIA, Bárbara. No outono da minha loucura. E-book Kindle, 2020.

LIA, Bárbara. L’amour me ravage. Curitiba: Edição da autora, 2019a.

LIA, Bárbara. Como escreve Bárbara Lia. Entrevista concedida a José Nunes. Como eu escrevo, 3 abr. 2019b. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/barbara-lia/. Acesso em: 10 dez. 2020.

LIA, Bárbara. Arrependimento. São Paulo: Feito no Ato, 2019c.

LIA, Bárbara. A tecelã de sonhos: Bárbara Lia e sua sina de tecer livros de prosa e poesia. Entrevista concedida à Ana Lúcia Vasconcelos. Musa Rara – Literatura e adjacências, 16 jan. 2017. Disponível em: http://www.musarara.com.br/a-tecela-de-sonhos. Acesso em: 18 dez. 2020.

LIA, Bárbara. Uma Arte: Bárbara Lia por ela mesma. Centro de Documentação de Literatura de Autoria Feminina Paranaense – Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2016a. Disponível em: http://sites.uem.br/cedoc-lafep/indice-de-escritoras/letra-b/barbara-lia/Uma%20Arte%20-%20Barbara%20Lia%20PARA%20O%20SITE.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

LIA, Bárbara. Forasteira. Porto Alegre: Vidráguas, 2016b.

LIA, Bárbara. O sorriso de Leonardo. 2011. Disponível em: https://issuu.com/barbaralia/docs/o_sorriso_de_leonardo. Acesso em: 19 nov. 2020.

LIA, Bárbara. A poeta paranaense Bárbara Lia. Entrevista concedida à Marilda Confortin. Contemporartes, 05 abr. 2010a. Disponível em: https://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/04/poeta-paranaense-barbara-lia.html?fbclid

%20=IwAR0CR-dU7udpBNxoMJoKXLF4L_xIYIzYHxesU_CbC1TuKwOAJKHm7IrPOdc. Acesso em: 19 nov. 2020.

LIA, Bárbara. Caá-boc. Livro artesanal. 2010b.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Tradução Flávia Cera. Sopro, n. 20, p. 1-3, janeiro 2010. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no campo ampliado. Tradução Elizabeth Carbone Baez. Revista Arteversa Ufrgs, maio 2015. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.

PEDROSA, Celia et al. Práticas inespecíficas. In: Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 205-230.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Regimes representativos da modernidade. Légua & Meia: Revista de Literatura e Diversidade Cultural, [s. l], v. 1, n. 1, p. 20-34, 2002. Disponível em: http://www2.uefs.br/leguaemeia/1/1_020_regimes.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020.

SUSSEKIND, Flora. Objetos verbais não-identificados, Prosa & Verso, Jornal O Globo, 21 set. 2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/09/21/objetos-verbaisnao-identificados-um-ensaio-de-flora-sussekind-510390.asp. Acesso em: 11 mar. 2021.

TACCA, Paula Cabral. Quando os limites são postos em xeque: a fotografia inserida no discurso da arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Studium, n. 37, p. 55–68, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/

view/12551. Acesso em: 8 abr. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.31.1.118-133

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Andriele Aparecida Heupa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.