O sujeito fragmentado: relações entre a pós-modernidade e o conto “Nos olhos do intruso” / The Fragmented Subject: Relationships between the Post-modernity and the tale “Nos olhos do Intruso”

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Márcio Miranda Alves

Resumo


Resumo: Este artigo analisa o conto brasileiro “Nos olhos do intruso”, de Rubens Figueiredo, e sua relação com a pós-modernidade. Por meio da temática do duplo, observa-se o comportamento do protagonista e sua identidade multifacetada. O aporte teórico do trabalho é baseado nos estudos de Harvey (2008), Hall (1986), Lyotard (2009), Rosset (2008) e outros autores. Constata-se que a estranheza causada pelo enredo e as polissemias da narrativa dialogam com os conceitos da pós-modernidade, segundo os quais os sujeitos são caracterizados por identidades efêmeras e fragmentadas. Conclui-se que o protagonista do conto pode ser visto como um representante da pós-modernidade: um sujeito múltiplo, móvel, descentrado, deslocado, intruso em seu próprio meio e em seu próprio corpo.
Palavras-chave: Literatura brasileira; pós-modernidade; identidade; duplo; Rubens Figueiredo.


Abstract: This article analyses the brazilian tale “Nos olhos do intruso”, by Rubens Figueiredo, and its relation with the post-modernity. For this, the protagonist’s behavior and his multifaceted identity are observed through the theme of the double. The theoretical approach comprises studies by Harvey (2008), Hall (1986), Lyotard (2009), Rosset (2008) and other authors. It is concluded that the strangeness, caused by the narrative events and the multiple meanings, dialogue with the concepts of post-modernity, according to which subjects are characterized by ephemeral and fragmented identities. In this way, the protagonist of the tale can be seen as a representative of post-modernity: he is a multiple, mobile, off-center and displaced subject, interloper on his own environment and on his own body.
Keywords: Brazilian literature; post-modernity; identity; double; Rubens Figueiredo.


Palavras-chave


iteratura brasileira; pós-modernidade; identidade; duplo; Rubens Figueiredo; Brazilian literature; post-modernity; identity; double

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, Alain. Dicionario de los símbolos. Barcelona: Herder, 1986.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

FIGUEIREDO, R. Nos olhos do intruso. In: MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.

HALL, S. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2008.

LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

MARÇAL, M. A tensão entre o fantástico e o maravilhoso. Revista FronteiraZ, São Paulo, v. eletrônico, n. 3, p. 1-8, 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/revistafronteiraz/numeros_anteriores/n3/download/pdf/tensao.pdf Acesso em: 19 nov. 2021.

MEIRELES, C. Flor de Poemas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

ROSSET, C. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

SILVA, A. M. M.; LEITE, F. E. G. Sob o domínio do duplo: um estudo comparativo de dois contos de Ignácio de Loyola Brandão.

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 54, p. 297-318, maio/ago. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.31.3.48-63

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Estella Maria Bortoncello Munhoz, Márcio Miranda Alves

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.