Sociedade ilhada: um percurso entre Grande sertão: veredas e Cabra marcado para morrer / Island Society: a Journey Between Grande Sertão: Veredas and Cabra Marcado para Morrer

Tiago Lopes Schiffner

Resumo


Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o contexto de criação e as tensões formais de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, e o filme Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. O intuito é apontar os lances narrativos semelhantes entre ambos. Argumenta-se que essas similaridades são ocasionadas pela perspectiva de integração social iniciada na década de 50, a qual é obstaculizada pelo Golpe militar de 1964. Nesse percurso, assinala-se o viés conciliatório do filme, cuja ocorrência remete à matriz de pensamento própria ao desenvolvimentismo, com promessas de integração das décadas de 50 e 60, o que desencadeia proximidades estéticas entre o registro fílmico e uma das maiores obras da nossa literatura – não esquecendo, obviamente, as particularidades artísticas desses objetos e seus resultados, em parte diversos. Assim, a finalidade deste trabalho é investigar a formalização do filme em cotejo com a do romance e examinar como elas incorporam e respondem aos dilemas enfrentados nos seus respectivos períodos de criação. Para tanto, o pressuposto teórico basilar do projeto é o materialismo dialético, que equaciona a relação entre forma literária e processo social.
Palavras-chave: Grande sertão: veredas; Cabra marcado para morrer; desenvolvimentismo; tensões formais; materialismo dialético.


Abstract: The objective of this study is to analyze the context of creation and the formal tensions present in Grande Sertão: Veredas and Cabra Marcado para Morrer. The intention is to highlight the similar narrative points - albeit with some different implications - between Cabra Marcado para Morrer, by Eduardo Coutinho, and Grande Sertão: Veredas, from Guimarães Rosa. The paper argues that these similarities are caused by the perspective of social integration from the 1950s and 1960s, which is hampered by the military coup of 1964. In this path, the conciliatory bias of the film is pointed out, its occurrence refers to the matrix of thought proper to developmentalism, with promises of integration related to the 1950s - which unleashes aesthetic proximity between the film record and one of the greatest works of Brazilian literature, not forgetting obviously the artistic particularities of these objects and their diverse results. Thus the purpose of this work is to investigate the formalization of the film in comparison with that of the novel and to examine how they incorporate the dilemmas they face in their periods of creation and respond to them. For this, the basic theoretical presupposition of the project is dialectical materialism, which equates the relation between literary form and social process.
Keywords: Grande sertão: veredas; Cabra Marcado para Morrer; developmentalism; formal tensions; dialectical materialism.


Palavras-chave


Grande sertão: veredas; Cabra marcado para morrer; desenvolvimentismo; tensões formais; materialismo dialético; developmentalism; formal tensions; dialectical materialism

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.31.3.297-319

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