Incidente em Antares e os paradoxos da arte de representar
Resumo
O artigo pretende focalizar, no romance Incidente em Antares,de Érico Veríssimo, o modo radical com que a literatura procura criarefeitos de realidade ao expor o paradoxo que se firma com a recuperaçãode fatos de uma realidade historicamente datada e com um trabalhoeficaz de estranhamento desses mesmos fatos. Valendo-se de estratégiasque desarticulam as barreiras entre o relato de cunho histórico e ainvenção literária, o romance explora recursos de referencialização paradistender as possibilidades de os eventos serem colados a uma realidadeconcreta. Explora a proximidade com fatos e acontecimentos reais paracompor uma magistral transgressão calcada em ilusões e na capacidadeque tem a literatura de re-apresentar o real.
Palavras-chave
Incidente em Antares; Érico Veríssimo; Literatura; Encenação.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.11.0.25-41
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Direitos autorais 2005 Maria Nazareth Soares Fonseca

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN 2358-9787 (eletrônica)
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