A dimensão do descante cômico

Marlene Machado Zica Vianna

Resumo


Este trabalho analisa o descante cômico com duas comédias escritasem castelhano – Hay Amigo para Amigo e Amor, Engaños y Celos, que fazparte da obra intitulada Música do Parnasso do escritor seiscentista ManuelBotelho de Oliveira, nascido na Bahia, capital da América portuguesa.Lidas as comédias desse descante e muitas outras peças dramáticas,particularmente do teatro do Siglo de Oro espanhol, elas foram estudadasem suas relações intertextuais. Além disso, os motivos/temas do amor edo criado, que chamam a atenção do leitor do teatro botelhiano, foramobjeto de uma análise detida.

Palavras-chave


Botelho de Oliveira; Barroco; Descante cômico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.11.0.75-109

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

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