Caminhos do sertão, impasses da modernidade

Sandra Guardini T. Vasconcelos

Resumo


Esse trabalho visa discutir a constituição do ponto de vista noconjunto de novelas reunidas em Corpo de Baile, de João GuimarãesRosa, a partir da hipótese de que a emergência das classes popularescomo novo ator social durante a Era Vargas (1930-1945 e 1951-1954)é fator preponderante para criar as condições de possibilidade deformação de uma instância narrativa, na obra do escritor mineiro,que, se parece ter correspondido à nossa experiência histórica naquelaquadra já não pode ser recriada, sob pena de escamotear o processode fragmentação social em curso.

Palavras-chave


João Guimarães Rosa; Corpo de Baile; Literatura e história social; Modernização; Década de 50; Ponto de vista; Configuração da voz narrativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.12.0.108-120

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

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