“Orografia cenográfica (um mapa)”: a música das montanhas em Corpo de baile, de João Guimarães Rosa
Resumo
As montanhas de Minas Gerais, representadas de modo paradigmático pelo Morro da Garça, exercem influência decisiva sobre o mapa dos cenários de Corpo de baile e, em particular, do conto central “O recado do morro”. Muito mais que mero pano de fundo estático da narração, as chapadas e morros do noroeste mineiro desempenham papel protagonista no drama cartográfico que estrutura musicalmente a intratextualidade das partes do livro.
Palavras-chave
João Guimarães Rosa; Corpo de baile; Cartografia literária
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.23.2.119-134
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Érico Melo

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN 2358-9787 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.