“Orografia cenográfica (um mapa)”: a música das montanhas em Corpo de baile, de João Guimarães Rosa

Érico Melo

Resumo


As montanhas de Minas Gerais, representadas de modo paradigmático pelo Morro da Garça, exercem influência decisiva sobre o mapa dos cenários de Corpo de baile e, em particular, do conto central “O recado do morro”. Muito mais que mero pano de fundo estático da narração, as chapadas e morros do noroeste mineiro desempenham papel protagonista no drama cartográfico que estrutura musicalmente a intratextualidade das partes do livro.

Palavras-chave


João Guimarães Rosa; Corpo de baile; Cartografia literária

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.23.2.119-134

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Érico Melo

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.