As duas faces das medalhas: dialética aparência e essência em “Teoria do medalhão” e “O emplasto”.
Resumo
Tendo como ponto de partida o desejo de notoriedade compartilhado pelos protagonistas de “Teoria do medalhão” e Memórias póstumas de Brás Cubas, este texto procura discutir o caráter realista da obra de Machado de Assis, considerando as dualidades de sua narrativa como uma unidade contraditória de essência e aparência. Buscando pôr em diálogo duas concepções diferentes a respeito do realismo, a de Roberto Schwarz acerca do realismo desolador de Machado e a de György Lukács quanto as possibilidades do realismo no período da decadência ideológica burguesa, este trabalho persegue e apresenta, de forma inicial, as possíveis relações de aproximação entre a tipicidade realista após 1848 e a especificidade nacional.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.24.2.31-47
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Direitos autorais 2015 Ana Laura dos Reis Corrêa

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O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN 2358-9787 (eletrônica)
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