Um estudo sobre o licenciamento e a interpretação de ‘pouco’ em português do Brasil (PB) / A survey on the licensing and the readings of “pouco” in Brazilian Portuguese (BP)

Ana Paula Quadros Gomes, Juliana dos Santos Delduque

Abstract


Resumo: Este artigo visa dar conta das condições de licenciamento e distribuição de “pouco” em PB, utilizando as ferramentas teóricas da semântica formal. Adotamos uma teoria de graus na linha de Kennedy e McNally (2005). Tratamos “pouco” como um modificador de graus do tipo redutor/minimizador, que realiza a mesma operação em todos os domínios: adjetival, verbal e nominal. Defendemos que os casos em que a inserção de “pouco” gera agramaticalidade (*“Falta pouco um mês para as férias”, *“Os poucos dois alunos vieram para aula”, *“Maria correu pouco uma maratona domingo” etc.) não são fruto de desrespeito a regras sintáticas, e sim à seleção-semântica (s-seleção). “Pouco” seleciona expressões graduáveis de escala aberta. No domínio adjetival, o efeito das escalas se dá no produto da modificação de “pouco”: o sintagma formado por redutor + adjetivo terá sempre escala aberta, independentemente do tipo de escala do adjetivo modificado. No domínio verbal, “pouco” opera sobre verbos inerentemente graduais e sobre dimensões aspectuais escalares. Mostraremos que sentenças com “pouco” em Sintagmas Verbais (SVs) só serão bem formadas quando for modificada uma escala de grau não-máximo. Em dimensões aspectuais, isso implica ou a atelicidade ou a imperfectividade do evento denotado pelo SV. No domínio nominal, “pouco” opera sobre nomes inerentemente graduáveis e sobre a dimensão de quantidade. Sintagmas Nominais (SNs) com leitura de cardinalidade vaga ou de volume apresentam escalas abertas. O tratamento que assumimos explica a interpretação dos sintagmas modificados pelo redutor e prevê com sucesso os contextos em que sua inserção gerará agramaticalidade.

Palavras-chave: licenciamento e distribuição de “pouco”; semântica; advérbios intensificadores.

Abstract: This article tackles the licensing and the distribution of “pouco” (BP), employing Formal Semantics theoretical tools. We adopt a degree semantics in the lines of Kennedy and McNally (2005). In our view, “pouco” is a degree modifier, a minimizer/diminisher, performing the same operation in the adjectival, verbal and nominal domains. We claim that the cases of ungrammaticality by the insertion of “pouco” (*“Falta pouco um mês para as férias”, *“Os poucos dois alunos vieram para aula”, *“Maria correu pouco uma maratona domingo” etc.) should not be attributed to syntactic rules, but to semantic selection (s-selection) instead. “Pouco” selects gradable expressions with open scales. In the adjectival domain, the scale effect appears on the modification product: the phrase containing “pouco” and the adjective will be always an open scale, regardless of the modified adjective scale type. In the verbal domain, “pouco” ranges over inherently gradable verbs or over aspectual scalar dimensions. We show that sentences with “pouco” in Verbal Phrases (VPs) are only well formed if the modified scale has a non-maximal degree. In aspectual dimensions, that means the atelicity or imperfectiveness of the event denoted by the VP. In the nominal domain, “pouco” modifies inherently gradable nouns and the quantity dimension. Noun Phrases (NPs) with vague cardinality or with a volume reading have open scales. Our approach explains the readings found in phrases modified by the minimizer and also successfully predicts in which contexts it will produce grammaticality.

Keywords: licensing and distribution of “pouco” (Brazilian Portuguese); semantics; intensifiers.


Keywords


licenciamento e distribuição de “pouco”; semântica; advérbios intensificadores; licensing and distribution of “pouco” (Brazilian Portuguese); semantics; intensifiers.

References


BARNER, David; SNEDEKER, Jesse. Quantity Judgments and Individuation: Evidence that Mass Nouns Count. Cognition, [S.l.], v. 97, n. 1, p. 41-66, 2005. Doi: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2004.06.009

BARWISE, Jon; COOPER, Robin. Generalized Quantifiers and Natural Language. In: Philosophy, Language, and Artificial Intelligence, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 241-301, 1981. Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-009-2727-8_10

BOGAL-ALLBRITTEN, Elizabeth. Slightly Coerced: Processing Evidence for Adjectival Coercion by Minimizers. In: MEETING OF THE CHICAGO LINGUISTIC SOCIETY, 48th., 2012, Chicago. Proceedings […]. Chicago: Chicago Linguist. Soc., 2012. p. 77-92.

DELDUQUE, Juliana dos Santos. Como se comportam “pouco” e “um pouco” modificando adjetivos?. In: JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURAL, 38., 2016. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. [Trabalho apresentado].

DELDUQUE, Juliana dos Santos. A modificação de sintagmas verbais por “pouco” e “um pouco”/ classes acionais de vps modificados por “(um) pouco”. In: JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURAL, 39., 2017. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. [Trabalho apresentado].

DELDUQUE, Juliana dos Santos. A modificação de nominais por “pouco”. In: JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURAL, 40., 2018. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. [Trabalho apresentado].

DELDUQUE, Juliana dos Santos; GOMES, Ana Paula Quadros. O que o modificador “pouco” mostra sobre as classes aspectuais do PB. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE TEMPO, ASPECTO E MODO, I., 2018, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. [Trabalho apresentado].

DI SCIULLO, Anne Marie; SLABAKOVA, Roumyana. Quantification and Aspect. In: VERKUYL, Henk J.; De SWART, Henriette; Van HOUT, Angeliek (Ed.). Perspectives on Aspect. Dordrecht: Springer, 2005. p. 61-80. Doi: https://doi.org/10.1007/1-4020-3232-3_4

DOETJES, Jenny Sandra. Quantifiers and selection. On the distribution of quantifying expressions in French, Dutch and English. Groningen: Holland Academic Graphics, 1997. (HLI Dissertations, 32)

DOWTY, David R. Word meaning and Montague Grammar: The Semantics of Verbs and Times in Generative Semantics and in Montague’s PTQ. Dordrecht, Holland: D. Dordrecht: Reidel, 1979. (Studies in Linguistics and Philosophy). Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-009-9473-7

DUCROT, Oswald. French “peu”and “un peu”. A Semantic Study. In: KIEFER, F.; RUWET, N. (ed.). Generative Grammar in Europe. Dordrecht: Springer, 1973. p. 178-202. Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-010-2503-4_9

DUCROT, Oswald. Princípios de semântica linguística: (dizer e não dizer). São Paulo: Cultrix, 1977.

FLEISCHHAUER, Jens. Degree Gradation of Verbs. Düsseldorf: Düsseldorf University Press, 2016. (Dissertations in Language and Cognition, 2)

GOMES, Ana Paula Quadros. The Structure of Gradable Adjectives in Brazilian Portuguese. In: SEMANTICS O UNDER-REPRESENTED LANGUAGES IN THE AMERICAS – SULA, 5., 2010, Cambridge, MA. Proceedings […]. Amherst, MA: GLSA - Graduate Linguistics Students Association, 2010. v. 41. p. 49-66.

GOMES, Ana Paula Quadros. Restrições aspectuais à distribuição do advérbio baixo “muito”. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 60, n. 1, p. 198-221, 2018. Doi: https://doi.org/10.20396/cel.v60i1.8649885

GOMES, Ana Paula Quadros; SANCHEZ-MENDES, Luciana. Degree modification in Brazilian Portuguese and in Karitiana. ReVEL, [S.l.], edição especial, n. 9, 2015. [www.revel.inf.br].

GOMES, Ana Quadros; SANCHEZ-MENDES, Luciana. Para conhecer semântica. São Paulo: Contexto, 2018.

HEIM, Irene. Little. In: SEMANTICS AND LINGUISTIC THEORY CONFERENCE, 16th., 2006, Tokyo. Proceedings […]. Ithaka, NY: CLC Publications, 2007. p. 35-58. Doi: https://doi.org/10.3765/salt.v16i0.2941

KENNEDY, Christopher. A Scalar Semantics for Scalar Readings of Number Words. In: CAPONIGRO, I.; CECCHETTO, C. (ed.). From Grammar to Meaning: The Spontaneous Logicality of Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 172-200. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9781139519328.010

KENNEDY, Christopher; LEVIN, Beth. Measure of Change: The Adjectival Core of Degree Achievements. In: McNALLY, L.; KENNEDY, C. (ed.). Adjectives and Adverbs: Syntax, Semantics, and Discourse. Oxford: Oxford University Press, 2008. p. 156-182. (Oxford Studies in Theoretical Linguistics).

KENNEDY, Christopher; McNALLY, Louise. Scale structure, degree modification, and the semantics of gradable predicates. Language, v. 81, n. 2, p. 345-381, 2005. Doi: https://doi.org/10.1353/lan.2005.0071

LINK, Godehard. The Logical Analysis of Plurals and Mass Terms: A Lattice-Theoretical Approach. In: PORTNER, P.; PARTEE, B.H. (ed.). Formal Semantics: The essential readings, 1983. Oxford: Blackwell, 1983. p. 127-146. Doi: https://doi.org/10.1002/9780470758335.ch4

SANCHEZ-MENDES, Luciana. A modificação de grau no domínio verbal em Karitiana: Evidência para Escalas indeterminadas. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, v. 15, n. 1, p. 125-147, 2015. Doi: https://doi.org/10.20396/liames.v15i1.8641499

Van VALIN Jr., Robert. A Brief Overview of Role and Reference Grammar. Korean Journal of Linguistics. Linguistic Association of Korea. 1998, 6. p. 235-272. Manuscrito disponível em: http://www.acsu.buffalo.edu/~rrgpage/rrg/RRGpaper.pdf (Último acesso em 1o.06.2018.)

VENDLER, Zeno. Verbs and Times. The Philosophical Review, Durham, v. 66, n. 2, p. 143-160, 1957. Doi: https://doi.org/10.2307/2182371

WACHOWICZ, Teresa Cristina; FOLTRAN, Maria José. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 48, n. 2, p. 211-232, 2006. Doi: https://doi.org/10.20396/cel.v48i2.8637179




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.27.3.1489-1530

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2019 Ana Paula Quadros Gomes, Juliana dos Santos Delduque

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional