Consciência morfológica: o emprego de sufixos agentivos por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização / Morphological Awareness: the Use of Agentive Suffixes by Illiterate Children and Children in the Literacy Process
Abstract
Resumo: O foco deste estudo foi a verificação da consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, avaliada por meio da aplicação de uma tarefa de produção dos sufixos agentivos -or, -eiro, -ista. A consciência morfológica é a habilidade de manipulação das menores unidades de sentido de uma língua, os morfemas, e de reflexão sobre essas unidades. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1, com crianças não alfabetizadas (idade entre 4 e 5 anos); Grupo 2, com crianças em processo de alfabetização (idade entre 6 e 7 anos). A análise voltou-se para a manipulação de morfemas evidenciada pelo emprego de um morfema por outro com o mesmo valor agentivo. Os resultados mostraram o crescimento gradual da capacidade de análise da estrutura morfológica das palavras, condicionado pela idade e pela escolaridade, embora essa habilidade já se mostre presente desde a primeira faixa etária estudada, o que se interpreta como a presença precoce de um nível de consciência morfológica já na idade de 4 anos – desde essa idade as crianças já manipulam sufixos agentivos, formando palavras que não seguem a estrutura convencional da língua.
Palavras-chave: aquisição da morfologia; consciência morfológica; sufixos agentivos.
Abstrat: This study aimed at investigating morphological awareness of children who were either illiterate or going through their literacy process by applying a production task with agentive suffixes -or, -eiro, -ista. Morphological awareness is the ability to reflect on the smallest units of meaning in a language, the morphemes, intentionally applied to the structuring and recognition of words. The corpus was obtained through interviews with 16 children, 8 male and 8 female, divided into two groups: Group 1: preliterate children, aged between 4 and 5 years; Group 2: children in the process of literacy, aged between 6 and 7 years. The analysis focused on the manipulation of morphemes evidenced by replacing a morpheme with another with the same agentive value. Results showed gradual building of morphological awareness as children’s ages and contact with the literacy process increase, although it had already been present in the first age group that was part of the study. This fact is interpreted as the precocious presence of a level of morphological awareness at the age of 4, when children start to manipulate agentive suffixes and form words that do not follow the conventional structure of the language.
Keywords: acquisition of morphology; morphological awareness; agentive suffixes.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ARONOFF, M. Word formation in generative gramar. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1976.
BASÍLIO, M. Teoria Lexical. 7.ed. São Paulo: Ática, 1987.
BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
BASSANI, I.; SOARES, F. Levantamento bibliográfico de estudos em
aquisição de linguagem em revistas de linguística brasileiras: um enfoque
para a morfologia. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte,
v. 30, n. 1, 2022, p. 425-455. DOI: http://dx.doi.org/ 10.17851/2237-
27.4.325-355
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2009.
BERKO, J. The child’s learning of English morphology. Word, v.14, p.150-
, 1958. DOI: http://dx.doi.org/10.1080 / 00437956.1958.11659661.
BORGES, V. P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização: produção e reconhecimento de morfemas. 2015. 154 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2015.
CÂMARA JÚNIOR. Estrutura da Língua Portuguesa. 38 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
CARLISLE, J. F. Morphological awareness and early reading
achievement. In: FELDMAN, L. (org.). Morphological aspects of
language processing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.
p. 189-211.
CARLISLE, J. F.; NOMANBHOY, D. M. Phonological and morphological
awareness in first graders. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 14,
p. 177–195, 1993. DOI: https://doi.org/10.1017/S0142716400009541.
CICLISTA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Aurélio: 7 Graus,
Disponível em: https://www.dicio.com.br/aurelio-2/. Acesso em:
nov.2021.
CLARK, E.V. Morphology in Language Acquisition. In: SPENCER, A.;
ZWICKY, A.M. (eds.). The Handbook of Morphology. Hoboken: John
Wiley & Sons, 2001. p. 374-389.
CORREA, L. M. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos
trinta anos. Delta: Documentação e Estudos em Linguística Teórica
e Aplicada, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 339-383, 2018. DOI: https://doi.
org/10.1590/S0102-44501999000300014.
DEACON, H.; KIRBY, J. Morphological awareness: Just «more
phonological»’? The roles of morphological and phonological awareness
in reading development. Applied Psycholinguistics, Cambridge, v. 25,
p. 223-238, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017.S0124716404001117.
DURÃO, J. H. C. Consciência morfológica e desenvolvimento da escrita.
74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Escola Superior de
Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.
FERRARI NETO, J. Passos em direção a uma teoria da aquisição
da morfologia. In: TAVEIRA DA CRUZ, R. (org.). As interfaces da
gramática. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 215-239.
FIGUEIRA, R. A. A criança na língua. Erros de gênero como marcas de
subjetivação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 47, n. 1/2,
p. 29–48, 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v47i1/2.8637268.
GOMBERT, J. Metalinguistic Development. Hertfordshire: Harverster
Whesheaf, 1992.
GONÇALVES, C.A. Morfologia. São Paulo: Parábola, 2019.
GOULART, T, T. P. D. A Produção de Formas Verbais Irregulares por
Crianças Falantes do Português Brasileiro (PB). 2015. 147 f. Dissertação
(Mestrado em Linguística Aplicada) –Programa de Pós-Graduação em
Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2015.
HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa,
versão monousuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KIRBY, J.; DEACON, H.; BOWERS, P.; IZENBERG, L.; WADE-
WOOLLEY, L.; PARRILA, R. Children’s morphological awareness and reading ability. Reading and Writing, v. 25, p. 389-410, 2012. DOI:
https://doi.org/10.1007/s11145-010-9276-5.
LIMA, P. A. N. de. Morfemas derivacionais e compostos do português
brasileiro na fala de crianças de dois a sete anos de idade. 2006. 91 f.
Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em
Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
LORANDI, A. Formas Morfológicas Variantes na gramática infantil: um
estudo à luz da Teoria da Otimidade. 2006. 185 p. Dissertação (Mestrado
em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Letras,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006.
MACHADO, M. J. M. da C. Implicações da consciência morfológica
no desenvolvimento da escrita. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em
Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto
Politécnico de Lisboa, 2011.
MOTA, M. O papel da consciência morfológica para a alfabetização em
leitura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 159-166, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000100019 Disponível
em:
abstract/?lang=pt#>. Acesso em: 12 nov. 2021.
MOTA, M. Explorando a relação entre consciência morfológica,
processamento cognitivo e escrita. Estudos de Psicologia, Campinas,
v. 29, n. 1. p. 159-166, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-
X2012000100010
MONTEIRO, J. L. Morfologia Portuguesa. 3.ed. Campinas: Pontes,
NUNES, T.; BRYANT, P. Improving literacy by teaching morphemes.
London: Routledge, 2006.
SANDMANN, A. J. Formação de palavras no português brasileiro
contemporâneo. Dados eletrônicos. Curitiba: Ed. UFPR, 2020.
SEIXAS, M. C. P. O desenvolvimento da Consciência Morfológica em
Crianças de 5 anos. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da
Educação) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do
Algarve, 2007.
TIGHE, E.L.; BINDER, K.S. An investigation of morphological
awareness and processing in adults with low literacy. Applied
Psycholinguists, Cambridge, v. 36, n. 2, p. 245-273, 2015. DOI: https://
doi.org/10.1017/S0142716413000222.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.3.1365-1396
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2022 Veridianaa Pereira Borges, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional