Os usos de processos materiais acadêmicos em artigos científicos/ Academic Material Processes Usage in Research Articles
Abstract
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos materiais acadêmicos mais frequentes em um corpus de artigos científicos, com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), principalmente Halliday e Matthiessen (2014). Para tanto, foi utilizado o Corpus Acadêmico do Português Brasileiro (CAPB), representativo do gênero em questão, com aproximadamente 12,3 milhões de palavras, a fim de observar possíveis diferenças e semelhanças no uso dos processos materiais em diferentes áreas do conhecimento. Para a análise, foram selecionadas amostras dos processos materiais mais frequentes do corpus. Segundo pesquisa realizada por Miranda (2021), dentre os dez verbos acadêmicos mais frequentes, seis realizaram orações materiais, sendo eles: apresentar, utilizar, realizar, encontrar, analisar e determinar. Nesta pesquisa, esses verbos foram estudados em suas realizações enquanto orações materiais, levando em consideração a área de conhecimento em que ocorreram, assim como seus usos e implicações dentro do texto. Observou-se que os processos materiais foram empregados similarmente ao longo das diferentes áreas do conhecimento com a finalidade de descrever e relatar experimentos,
análises, recomendações e contribuições dos autores. Entretanto, por meio do estudo contrastivo entre as áreas de conhecimento, notou-se que a diferença entre elas estava na forma como optaram empregar os processos materiais e, desse modo, nas implicações textuais ocasionadas por tal escolha. Por fim, conclui-se que a análise dos resultados encontrados contribui para uma compreensão mais aprofundada sobre a escrita acadêmica, avançando os estudos teóricos em língua portuguesa baseados na LSF.
Palavras-chave: orações materiais; linguística sistêmico-funcional; vocabulário acadêmico; artigos científicos
Abstract: This research aimed to analyze the most frequent academic material clauses in a corpus of scientific articles, based on Systemic-Functional Linguistics (LSF), mainly Halliday and Matthiessen (2014). For that, we used Corpus Acadêmico do Português Brasileiro (CAPB), a corpus representative of the genre in question, with approximately 12.3 million words. Our goal was to observe possible differences and similarities in the use of material processes in different disciplines. For the analysis, samples of the most frequent material processes in the corpus were selected. According to research carried out by Miranda (2021), among the ten most frequent academic verbs, six instantiated material sentences, namely: apresentar, utilizar, realizar, encontrar, analisar and determinar. In this research, these verbs were studied in their realization as material clauses, taking into account the area of knowledge in which they occurred, as well as their uses and implications within the text. It was observed that material processes occurred similarly across different areas of knowledge in order to describe and report experiments, analyses, recommendations and authors’ contributions to the field. However, through the contrastive study between the areas of knowledge, we perceived differences regarding the way each discipline chose to use the material processes and, consequentially, in the textual implications caused by those choices. Finally, the results contribute to a deeper understanding of academic writing, advancing theoretical studies in Portuguese based on LSF.
Keywords: material clauses; sistemic-functional linguistics; academic vocabulary; research articles.
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.780-807
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e - ISSN 2237-2083
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