A gramática do texto, no texto
Abstract
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986. [Publicação original de 1929].
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. [Publicação original de 1979].
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; COSTA VAL, M. Graça; PAULINO, Graça. Proposta curricular para o Ensino Médio. Projeto de reformulação e de capacitação de professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE-MG, 1998.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
CÂMARA JR. Joaquim Mattoso. Dicionário de filologia e gramática. 4. ed. refundida e aumentada. Rio de Janeiro: J. Ozon, 1970.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Variação lingüística, norma culta e ensino da língua materna. Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1o e 2o graus. v. 1. São Paulo: Secretaria de Educação/CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), 1987.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Da análise da conversação para a análise gramatical. Estudos Lingüísticos – XVII Anais de Seminários do GEL. São Paulo: USP/GEL, 1989.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Para o estudo das unidades discursivas no português falado. In: ______. (Org.). Português culto falado no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989. p. 249-280.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Português falado e ensino da gramática. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, v.25, n. 1, p.103-106, mar. 1990.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A teoria da linguagem e a teoria gramatical. São Paulo, Departamento de Lingüística da USP, 1993. [versão preliminar, inédita]
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino do Português. São Paulo: Contexto, 1998.
COSTA VAL, M. Graça. A interação lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Educação em Revista. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, n. 16, dez. 1992, p. 23-30.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo: Secretaria de Educação/CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), 1987.
FRANCHI, Carlos. Linguagem – Atividade Constitutiva. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, IEL/UNICAMP, v. 22, p. 9-39, 1992.
GERALDI, J. Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 8. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. Wanderley Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GERALDI, J. Wanderley Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras - ALB, 1996.
GERALDI, J. Wanderley; CITELLI, Beatriz (Org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. v. 1. São Paulo: Cortez, 1997.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MORAES, Eliana Melo Machado. A gramática na aula de português. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG, Belo Horizonte, 2000.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, Mário Alberto. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.
POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, J. Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 8. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
POSSENTI, Sírio. Pelo humor na lingüística. Revista DELTA, São Paulo, v.7, n.2, p. 491-520, ago. 1991 .
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1998.
RAFAEL, Edmilson Luiz. A construção dos conceitos de texto e de coesão textual: da lingüística à sala de aula. 2001. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada do IEL/UNICAMP, Campinas, 2001.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - MINAS GERAIS. Proposta curricular de Português para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.10.2.107-133
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c)
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional