Aquisição da escrita e teoria da otimidade: uma reflexão inicial
Abstract
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ABAURRE, Maria Bernardete. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. In: LAMPRECHT, R. R. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. p. 167-186.
ARCHANGELI, Diana. Optimality Theory: an introduction to Linguistics in the 1990. In: ARCHANGELI, Diana; LANGEDOEN, D. Terence (Ed.). Optimality Theory: an overview. Oxford: Blackwell, 1997.
BARLOW, Jessica A.; GIERUT, Judith A. Optimality Theory in Phonological Acquisition. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 42, p. 1482-1498, 1999.
BONILHA, Giovana F. G. Teoria da Otimidade. In: MATZENAUER, C. L. B.; BONILHA, G. F. G. Aquisição da fonologia e teoria da otimidade. Pelotas: EDUCAT, p. 13-24, 2003.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 1999.
CARRAHER, Terezinha Nunes. Explorações sobre o desenvolvimento da ortografia em Português. In: Isto se aprende com o ciclo básico. São Paulo: SE/CENP, 1990. p. 114-122.
COLLISCHONN, Gisela; SCHWINDT, Luiz Carlos. Teoria da Otimidade em fonologia: rediscutindo conceitos. In: HORA, Dermeval da; COLLISCHON, Gisela. Teoria Lingüística: fonologia e outros temas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
FREITAS, Gabriela Castro Menezes de. Sobre a aquisição das plosivas e nasais. In: LAMPRECHT, Regina Ritter (Org.). Aquisição fonológica do português: perfil do desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 73-81.
FRONZA, Cátia. A teoria da otimidade e a aquisição da escrita: uma possibilidade de análise. Comunicação apresentada no XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, Gramado, 2002.
FRONZA, Cátia. Textos nas séries iniciais: evidências fonológicas – resultados preliminares. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, II. 2003. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária/UFC, 2003. p. 103-105.
FRONZA, Cátia. Fonética/Fonologia do PB e a ortografia nas séries iniciais. Comunicação apresentada no 51º SEMINÁRIO DO GEL. Taubaté: UNITAU, 2003.
FRONZA, Cátia. Reflexões sobre aspectos de aquisição fonológica na escrita de alunos de séries iniciais. Comunicação apresentada no 6º ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, Porto Alegre, 2003.
FRONZA, Cátia; GEREMIAS, V. R. Características fonológicas presentes na alfabetização. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, VI. 2002. Anais... Belo Horizonte: VI CBLA (CD-ROM), 2002. v. 1, p. 1-10.
FRONZA, Cátia; VARELLA, N. K. Aspectos fonológicos nos textos de crianças em alfabetização. Textura: Canoas, v. 8, p. 39-48, 2003.
HERNANDO RENA, Carmen Lúcia Matzenauer. Aquisição da fonologia do português: estabelecimento de padrões com base em traços distintivos. 1990. Tese (Doutorado) – PUCRS, Porto Alegre, 1990.
LAMPRECHT, Regina Ritter. Perfil da aquisição normal da fonologia do português: descrição longitudinal de 12 crianças: 2:9 a 5:5. 1990. Tese (Doutorado) – PUCRS, Porto Alegre, 1990.
LAMPRECHT, Regina Ritter. Metathesis in Phonological Acquisition: a window to constraint ranking in the Child’s system. In: COSTA, J.; FREITAS, M. J. (Org.). GALA 2001 Conference on Language Acquisition, Lisboa, ALP, v. 1, p. 149-154, 2002.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1998.
MACCARTHY, John. A Thematic Guide to Optimality Theory. Cambridge: University Press, 2002.
MACCARTHY, John; PRINCE, A. Prosodic Morphology. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.
MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da linguagem e otimidade: uma abordagem com base na sílaba. In: MATZENAUER, C. L. B.; BONILHA, G. F. G. Aquisição da fonologia e teoria da otimidade. Pelotas: EDUCAT, 2003. p. 55-65.
MATZENAUER, C. L. B.; BONILHA, G. F. G. Aquisição da fonologia e teoria da otimidade. Pelotas: EDUCAT, 2003.
MEZZOMO, Carolina Lisboa; RIBAS, Letícia Pacheco. Sobre a aquisição das líquidas. In: LAMPRECHT, Regina Ritter (Org.). Aquisição fonológica do português: perfil do desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, p. 95-109. 2004.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
OLIVEIRA, Carolina Cardoso. Sobre a aquisição das fricativas. In: LAMPRECHT, Regina Ritter (Org.). Aquisição fonológica do português: perfil do desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 83-94.
PRINCE, A. Introduction to Optimality Theory. Conferência em Nijmegen University, 1995.
PRINCE, A.; SMOLENSKY, P. Optimality Theory. Constraint Interaction in Generative Grammar. New Brunswick: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993.
RIBAS, Letícia Pacheco. Sobre a aquisição do onset complexo. In: LAMPRECHT, Regina Ritter (Org.). Aquisição fonológica do português: perfil do desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 151-164.
TESAR, B.; SMOLENSKY, P. Learnability in Optimality Theory. Massachusetts: MIT Press, 2000.
TESSARI, Elita. Operações fonológicas nas alterações ortográficas – a presença da fonologia na ortografia. 2002. Dissertação (Mestrado) – UCPel, Pelotas, 2002.
VARELLA, Noely Klein. Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos similares aos da aquisição da fala? 1993. Dissertação (Mestrado) – PUCRS, Porto Alegre, 1993.
YAVAS, Mehmet. Padrões na aquisição da fonologia do português. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 7-30, dez. 1988.
ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.13.2.7-25
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c)
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional