Acesso lexical e processamento fonológico na dislexia do desenvolvimento

Clara Oliveira Esteves, Christina Abreu Gomes

Abstract


Diversas pesquisas têm demonstrado que crianças disléxicasapresentam déficits na busca de palavras em diferentes tipos de teste.Assume-se que as dificuldades em acessar as foras das palavrasestão relacionadas a deficiências na codoficação fonológica (FAUST,2003), embora não haja menção na literatura sobre problemas naperformance espontânea de crianças disléxicas em relação à formadas palavras que elas produzem. Neste artigo argumentamos que oproblema da codificação fonológica e do acesso é mais bem tratadonos Modelos baseados no Uso, que concebem o conhecimentofonológico em diferentes estratos de abstração. De acordo com osresultados obtidos, parece que as crianças disléxicas acessam ospadrões fonológicos mais abstratos da palavra-alvo embora a formasonora da palavra não esteja, em alguns casos, disponível.

Keywords


Dislexia; Acesso lexical; Modelos baseados no Uso.

References


ANDRADE, C. R. F. de. ABFW: teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. São Paulo: Pró-Fono, 2000.

BECKMAN, M. E.; MUNSON, B.; EDWARDS, J. The influence of vocabulary growth on developmental changes in types of phonological knowledge. In: COLE, J.; HUALDE, J. (Ed.). Laboratory Phonology. New York, Mouton de Gruyter, 2007. v. 9, p. 241-264.

BOWEY, J. A. On the association between phonological memory and receptive vocabulary in five-year-olds. Journal of Experimental Child Psychology, v. 63, n. 1, p. 44-78, 1996.

BRADLEY, L.; BRYANT, P. Visual memory and phonological skills in reading and spelling backwardness. Psychological Research, v. 43, n. 2, 1981.

CAPOVILLA, F.C.; CAPOVILLA, A. G. S. Desenvolvimento linguístico da criança dos dois aos seis anos: tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabulary Test de Dunn & Dunn e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, v. 1, n. 1, p. 353-380, 1997.

CAPOVILLA, A.G. S.; CAPOVILLA, F.C. Problemas de leitura e escrita. São Paulo: Memnon, 2000.

DESROCHES, A. S.; JOANISSE, M. F.; ROBERTSON, E. K. Specific phonological impairments in dyslexia revealed by eyetracking. Cognition, v. 100, B32-B42, 2006.

DUNN, L. M.; DUNN, L. M. Peabody Picture Vocabulary Test: revised. 3rd ed. Circle Pines: American Guiadance Service, 1997.

ESTEVES, C. O.; MAIA, M. A. R. Processamento da leitura e Acesso Lexical em Pacientes com Dislexia do Desenvolvimento. Revista Eletrônica JIC, v. 29: Linguagem, Cognição e Sociedade. (No prelo)

FAUST, M.; DIMITROVSKY, L; SHACHT, T. Naming Difficulties in Children with Dyslexia:Application of the Tip-of-the-Tongue Paradigm. Journal of Learning Disabilities, v. 36, n. 3, 2003.

FERREIRA, A. A. Avaliação fonológica de crianças com distúrbio específico de linguagem sob a ótica da fonologia de uso. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras da UFRJ, 2007.

LIBERMAN, I.Y.; SHANKWEILER, D.; FISCHER, F.W.; CARTER, B. Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child. Journal of Experimental Child Psychology, v. 18, n. 2, p. 201-212, 1974.

MANIS, F. R.; McBRIDE-CHANG, C; SEIDENBERG, M.S.; KEATING, P.; DOI, L.M.; MUNSON, B.; PETERSEN, A. Are Speech Perception Deficits Associated with Developmental Dyslexia? Journal of Experimental Child Psychology, v. 66, n. 2, p. 211-235, 1997.

PIERREHUMBERT, J. Probabilistic phonology: discrimination and robustness. In: BOD, R.; HAY, J.; JANNEDY, S. (Ed.). Probabilistic linguistics. The MIT Press, Cambridge MA, 2003. p. 177-228.

RISPENS, J. Syntactic and phonological processing in developmental dyslexia. 2004. Tese (Doutorado em Linguística) – BCN (Behavioral and Cognitive Neurosciences) in Groingen, 2004. ISSN 0928-0030.

SERRANO, B. (s/d) Fixação de fonemas e palavras: trabalhando os fonemas e palavras. CD-ROM elaborado para terapia fonoaudiológica.

SILVA, T. C.; GOMES, C. A. Representações múltiplas e organização do componente linguístico. Forum Linguístico, v. 4, n. 1, p. 147-177, 2007.

SNOWLING, M. J. Phonemic deficits in developmental dyslexia. Psychological Research, p. 219-234, 1981.

STANOVICH, K. E.; SIEGEL, L. S. Phenotypic performance profile of children with reading disabilities: a regression-based test of the phonological-core variable-difference model. Journal of Educational Psychology, v. 86, n. 1, p. 24-53 745, 1994.

SWAN, D.; GOSWAMI, U. Picture naming deficits in developmental dyslexia: the phonological representations hypothesis. Brain and Language, v. 56, p. 334-353, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.17.2.121-141

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional