Competência textual à entrada no Ensino Superior

Antónia Estrela, Otília Sousa

Abstract


Este trabalho visa a uma reflexão sobre as competências de escritados alunos à chegada ao Ensino Superior. São descritas e analisadasas principais dificuldades manifestadas pelos alunos no que dizrespeito ao domínio das técnicas de escrita e à própria correçãolinguística. Faz-se ainda uma análise dos programas de LínguaPortuguesa, para o Ensino Secundário, destacando-se ascompetências descritas como nucleares, no ensino da escrita. Apartir daí, tenta-se explicar a existência de diferentes domínios deescrita, que podem ser explicados pela influência da família,nomeadamente o nível de escolarização dos pais, e pela frequênciado ensino pré-escolar.

Keywords


Escrita; Competência de escrita; Desvios linguísticos

References


ADAM, J-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992

ADDISON, J.; McGEE, S. J. Writing in high school/writing in college: research trends and future directions. College Composition and Communication. National Council of Teachers of English, v. 62, n.1, p. 147-179, 2010.

BEAUGRANDE, R.; DRESSLER, W. Introduction to Text Linguistics. London: Longman, 1981.

CHALL, J.S.; JACOBS, V. A Study of the Literacy Development of Low-income Children. In: SHIMRON, J. (Ed.). Literacy and Education: Essays in Memory of Dina Feitelson. New Jersey: Hampton Press, 1996. p. 34-46.

CHAROLLES, M. Enseignement du Récit et Cohérence du Texte. Langue Française, v. 38, p. 7-41, 1978.

COELHO, M. C. (Coord.). Programa de Português. 10º, 11º e 12º Anos. Lisboa: Ministério da Educação. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimetno Curricular, 2002.

FAYOL, M. Le Récit et sa Construction. Paris: Nathan, 1985.

GRAÇA, M. M. Contributos para a reflexão sobre a formação de leitores literários em contexto escolar. 2009. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.

HALLIDAY, M. A. K. Literacy and linguistics: a funcional perspective. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (Ed.). Literacy in Society. Nova Iorque: Longman, 1996. p. 339-376.

HALLIDAY, M.; HASAN, R. Cohésion in English. London: Longman, 1984.

HASAN, R. Literacy, Everyday Talk and Society. In: HASAN, R.; WILLIAMS, G. (Ed.). Literacy in Society. Nova Iorque: Longman, 1996. p. 377-424.

KELLOGG, R. Training Writing Skills: a Cognitive Developmental Perspective. Journal of Writing Research, v. 1, p. 1-26, 2008.

LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Language: From Grammar to Grammaring. Boston: Heinle, 2003.

LOBO, M. Aspectos da sintaxe das orações gerundivas adjuntas do português. In XVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Actas... Lisboa: APL, 2002. p. 247-265.

NAUMAN, A. D.; STIRLING, T.; BORTHWICK, A. What makes writing good? An essential question for teachers. The Reading Teacher, v. 64, 5, p. 318-328, 2011.

OCDE. Does participation in pre-primary education translate into better learning outcomes at school? PISA in Focus 1. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2011.

PRETO-BAY, A. M. The socio-cultural dimension of academic literacy development and the explicit teaching of genres as community heuristics. The Reading Matrix, v. 4, n. 3, p. 86-117, 2004.

SOUSA, O.; ESTRELA, A. Écrire à l’université: Jeux et Enjeux Didactiques. Approches comparées de l’enseignement des langues et de la formation des enseignants de langues. Paris: L’Harmattan, 2009a. p. 427-440.

SOUSA, O.; ESTRELA, A. A construção gerundiva: uma construção problemática? In: PINTO, P. F. (Ed). Gramática para que te Quero?! O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades. Lisboa: APP, 2009b. p. 222-239.

SOUSA, O.; ESTRELA, A. Literacy background and writing at the post-secondary level. Poster apresentado na VII Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education IAIMTE. Toronto, 2009c.

SOUSA, O.; ESTRELA, A. On textual development: writing at the post-secondary level. Poster apresentado na 11th International Conference of the EARLI (Special Interest Group on Writing). Lund, 2008.

SOUSA, O.; SILVA, M. E. O texto narrativo no 1º Ciclo: detecção de alguns problemas. In: BÁRRIOS, A.; RIBEIRO, J. (Ed.). II Encontro Nacional de Investigação e Formação. Actas... Lisboa: CIED, p. 181-192, 2003.

SOUSA, O. C. Do trabalho de texto à reflexão linguística. In: SOUSA, O. C.; CARDOSO, A. (Ed.). Desenvolver competências em língua: percursos didácticos. Lisboa: Cied/Colibri, 2010. p. 111-143.

Van DIJK, T. Text and Context. Explorations in the Semantics and Pragmatics of Discourse. London: Longman, 1980.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.19.1.247-267

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional    

Image result for fapemig

Grant #APL-00427-17 (2018-2019)