Leitura Autônoma: uma experiência para a redução das diferenças em turmas heterogêneas de língua estrangeira

James Michael Ubriaco, Laura Miccoli

Abstract


Este artigo relata as experiências de um professor de Inglês dasegunda série do Ensino Médio diante das dificuldades enfrentadascom turmas grandes e heterogêneas, e discute os motivos que olevaram a propor estudo autônomo centrado na leitura intensiva,utilizando materiais da Internet para ajudar alunos com defasagemde aprendizagem na turma. O artigo apresenta os relatos doprofessor e dos alunos do primeiro ano do estudo autônomo eaponta erros e acertos na abordagem. Os resultados constatam aimportância da leitura autônoma mediada pelo professor e sugerema adoção e expansão do projeto para oferecer aos alunos aoportunidade de melhorar seu desempenho linguístico em termoscognitivos, metacognitivos e afetivos.

Keywords


Turmas heterogêneas; Habilidades de leitura; Estratégias metacognitivas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.19.2.81-104

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