A aquisição do princípio C da teoria de ligação em português brasileiro: questões metodológicas

Elaine Grolla

Abstract


A distribuição de expressões referenciais nas línguas naturais é regulada pelo princípio C. Assume-se que tal princípio é universal, sendo operativo em todas as línguas naturais. O objetivo principal deste estudo é investigar o conhecimento que as crianças (em idade pré-escolar, entre 4;0 e 6;6 anos, adquirindo o português brasileiro) possuem acerca desse princípio. Mais especificamente, objetivamos investigar a aquisição do princípio C por meio de duas metodologias distintas: a tarefa de julgamento de gramaticalidade (TJG) e a tarefa de julgamento de valor de verdade (TJVV). Isso se justifica na medida em que alguns autores argumentam que a TJVV não é indicada para o estudo da aquisição do princípio C. Portanto, ao usar as duas metodologias para testar as mesmas estruturas com as mesmas crianças, pudemos checar potenciais diferenças no comportamento delas nos dois métodos. De modo geral, os resultados sugerem que as crianças possuem conhecimento sobre oprincípio C, rejeitando casos clássicos de violação desse princípio. Os resultados também sugerem que a TJVV é apropriada para se investigar tal princípio.

Keywords


Princípio C; metodologias experimentais; catáfora; anáfora

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.21.2.9-34

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