Protocolo do perfil das habilidades de comunicação de crianças surdas

Felipe Venâncio Barbosa, Ida Lichtig

Abstract


A avaliação da comunicação de crianças surdas tem sido restringida à modalidade oral. As habilidades comunicativas que se pautam fora dessa modalidade são geralmente negligenciadas e o potencial comunicativo presente nas crianças surdas é desvalorizado, colocando a criança surda em desnível constante em relação ao desempenho das crianças ouvintes. Isso ocorre porque os protocolos de avaliação geralmente não são focados na avaliação de crianças surdas e não privilegiam as particularidades da modalidade visuoespacial em situações de exame. O protocolo “Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem” (LICHTIG, 2004),elaborado e aplicado em crianças de 3 a 6 anos de idade, é pioneiro na avaliação focada na criança surda. Este estudo tem por objetivo apresentar duas propostas de alteração do protocolo elaborado por Lichtig et al. (2004). As modificações apresentadas visam facilitar a análise e agilizar sua aplicação, provendo subsídios suficientes para o delineamento de procedimentos terapêuticos e de intervenção educacional.

Keywords


Avaliação; língua de sinais; linguagem; audiologia educacional

References


ABDEL-FATTAH, M.A. Arabic Sign Language: a perspective. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 10, v. 2, p. 212-21, 2005.

ALPINER, J.G.; MACCARTHY, P.A. Rehabilitative audiology: childrens and adults. Baltimore: Williams e Williams, 1987.

ANDERSON, D.; REILLY, J. The MacArthur Communicative Development Inventory: normative data for american sign language. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, n. 72, p. 83-119, 2002.

ATKINSON, J.; MARSHALL, J.; WOLL, B.; TRACKER, A. Testing comprehension abilities in users of British Sign Language following CVA. Brain Lang, n. 94, v. 2, p. 233-48, 2005.

BALBANI, A.P.S.; MANTOVANI, J.C. Impacto das otites médias na aquisição de linguagem. Jornal de Pediatria. n. 79, v. 5, p. 391-96, 2003.

BARBOSA, F.V. Refletindo sobre o novo. Rev Soc Bras Fonoaudiol, 2005. [Comentário de: Marshall J, Atkinson JR, Woll B, Tracker A. Aphasia in a bilingual user of British Sign Language and English: effect of cross linguistic cues. J. Cogn Neuropsychology, n. 22, v. 6, p. 719-36, 2005.]

BARBOSA, F. V.; NAVAS, A. L. G. P.; ENOMOTO, C. M.; PANSONATO, R. D. L; SANTOS, Z. M. Propostas para a avaliação do sistema fonológico da Língua de Sinais Brasileira: estudos iniciais (resumo). Anais do XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Santos, 2005. Barbosa, 2006.

BALBANI, A. P. S.; MANTOVANI, J. C. Impacto das otites médias na aquisição de linguagem. Jornal de Pediatria. 2003.

BEBKO, J. M.; CALDERON, R.; TREDER, R. The Language Proficiency Profile – 2: assessment of the global communications skills of deaf children across languages and modalities of expression, n. 8, v. 4, p. 438-51, 2003.

BEFI-LOPES, D. Avaliação de vocabulário. In: ANDRADE, C.R.F.; BEFI-LOPES, D.M.; FERNANDES, F.D.M.; WERTZNER, H.F. ABFW - Teste linguagem infantil nas ares de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Barueri: Pró-Fono; 2000. p.33-49.

BERENT, G.P. An Assessment of syntatic capabilities. In: M. STRONG. Language learning and deafness. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

BORGES, L.C.; SALOMÃO, N.M.R.. Aquisição de linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão e Crítica, n. 16, v. 2, p. 327-36, 2003.

BRAZ, H. A.; PELLICCIOTTI, T. H. F. Exame de Linguagem TIPITI. São Paulo: MNJ, 1981.

CAPOVILA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira – o mundo surdo em libras. Sinais da Libras e o universo da educação, como avaliar o desenvolvimento da capacidade de leitura de palavras (processos de reconhecimento e decodificação) em escolares surdos do ensino fundamental ao médio. São Paulo: EDUSP, 2004. 1v.

CARVALHO, A. Efeito do acender e do apagar de pistas periféricas sobre o tempo de reação manual para alvos visuais em ouvintes e surdos. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

CASBY, M.W.; CUMPATA, J.F. A protocol for the assessment of prelinguistic intentional communication. J Commun Disord, n. 19, p. 251-60, 1986.

DE RENZI, E.; VIGNOLO, L.A. The Token Test: a sensitive test to detect receptive disturbances in aphasics. Brain, n. 84, p. 665-78, 1962.

DEWART, H.; SUMMERS, S. The pragmatics profile of early communication skills. 2. ed. Windsor: NFER-Nelson, 1994.

FERNANDES, F.D.M. Avaliação pragmática. In: ANDRADE, C.R.F.; BEFI-LOPES, D.M.; FERNANDES, F.D.M.; WERTZNER, H.F. ABFW - Teste linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Barueri: Pró-Fono, 2000. p. 83-97.

FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática da Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1995.

GRIMSHAW, G.M.; ADELSTEIN, A.; BRIDEN, M.P.; MACKINNON, G.E. First language acquisition in adolescence: evidence for a critical period of verbal language development. Brain Lang, n. 63, p. 237-55, 1998.

HERMAN, R. The need for an assessment of deaf children’s signing skills. Deafness and Education, n. 22, p. 3-8, 1998.

HERMAN, R.; HOLMES, S.; WOLL, B. Assessing BSL development - receptive skills test. Coleford: The Forest Bookshop, 1999.

JANSMA, S.; KNOORS, H.; BAKER, A.E. Sign Language assessment: a dutch project. Deafness and Education. Journal of the British Association of the Teachers of the Deaf, n. 21, v. 3, p. 39-46, 1997.

KAPLAN, E.; GOODGLASS, H.; WEINTRAUB, S. Teste de Boston para diagnóstico de la afasia. Adaptação española de García-Albea e Sánchez Bernardos. Madri: Editora Panamericana, 1996.

LEVY, C.C.A.C.; BARBOSA, F.V. Surdez: condutas na avaliação e planejamento terapêutico. In: LOPES-FILHO, O. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: TecMed, 2005. p.377-89.

LICHTERT, G. Assessing intentional communication in deaf toddlers. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 8, v. 1, p. 43-56, 2003.

LICHTIG, I. Propostas alternativas de identificação e intervenção fonoaudiológica com crianças deficientes auditivas. Tese (Livre-docência). Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

LICHTIG, I. (Org.). Programa de intervenção fonoaudiológica com famílias de crianças surdas (PIFFCS). Carapicuíba: Pró-Fono, 2004.

LICHTIG, I.; COUTO, M.I.V.; MECCA, F.F.D.N. Avaliando as habilidades comunicativas e lingüísticas de crianças surdas. In: LICHTIG I. (Org.). Programa de intervenção fonoaudiológica com famílias de crianças surdas (PIFFCS). Carapicuíba: Pró-Fono; 2004. p. 39-78.

LODI, A.C.B. Educação bilíngüe para surdos. In: LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngüe. São Paulo: Plexus, 2000. p. 64-83.

MALLER, S.J.; SINGLETON, J.L.; SUPALLA, S.J.; WIX, T. The development and psychometric properties of the American Sign Language-Proficiency Assessment (ASL-PA). Journal of Deaf Studies and Deaf Education, n. 4, v. 4, p. 249-69, 1999.

MOGFORD, E.; BISHOP, D. O Desenvolvimento da Linguagem em Circunstâncias Excepcionais. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

MORGAN, G.; KEGL, J. Nicaraguan sign language and theory of mind: the issue of critical periods and abilities. Journal of Child Psychology and Psychiatry, n. 47, p. 811-19, 2006.

MORGAN, G. Children are just lingual: The development of phonology in BSL. Lingua, n. 116, p. 1507-23, 2006.

MORGAN, G. The first signs of language: phonological development in British Sign Language. Applied Psycholinguistics, n. 28, v. 3, p. 22, 2007.

NICHOLAS, J.G.; GEERS, A.E. Hearing status, language modality and youg children’s comunicative and linguistic behaviour. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 8, p. 422-37, 2003.

NOTT, P.; COWAN, R.; BROWN, P.M.; WIGGLESWORTH, G. Assessment of language skills of young children with profound hearing loss under two years of age. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 8, v. 4, p. 401-21, 2003.

PEZBINDOWSKI, A.K.; LEDERBERG, A. R. Vocabulary assessment of deaf and hard-of-hearing children from infancy through the preschools years. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 8, v. 4, p. 384-400, 2003.

PICKERSGILL, M. Bilingualism, current policy and practice. In: GREGORY, S.; KNIGHT, P.; MCCRACKEN, W.; POWERS, S.; WATSON, L. Issues in deaf education. London: David Fulton Publishers, 1998. p. 88-97.

POLLICH, L. Education of the Deaf in Nicarágua. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 6, v. 4, p. 315-26, 2001.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R. M.; CRUZ, C. R. Língua de Sinais: Instrumentos de Avaliação. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2011.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira – estudos lingüísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.

SCHEMBRI, A. et al. Issues in development of the test battery for australian sign language morphology and sintax. Journal for Deaf Studies and Deaf Education, n. 7, v. 1, p. 19-40, 2002.

WOLL , B. Development of signed and spoken languages. In: GREGORY, S; KNIGHT, P.; McCRACKEN, W.; POWERS, S.; WATSON, L. Issues in deaf education. London: David Fulton Publishers, 1998. p. 58-68.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.22.1.95-118

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional