Sobreasseverações: manobras discursivas em notícias on-line

André William Alves de Assis, Sônia Aparecida Lopes Benites

Abstract


Neste trabalho, analisamos notícias on-line baseadas em relatos defala. Essas notícias mostram-se ricas em sobreasseverações, conceitoque, de acordo com Maingueneau (2008), implica o destaque feitopelo próprio locutor do texto-fonte. Não raro, no funcionamentomidiático, o lugar de sobreasseverador é imputado a um locutorque não efetuou aquele destaque no texto-fonte. Com o objetivode identificar casos em que uma sobreasseveração é atribuída, àrevelia, a um locutor, e categorizar as manobras discursivas visíveisnas sobreasseverações, analisamos a forma como são relatados doisdebates político-televisivos em sete veículos on-line. Nossos resultadosindicam a existência de dois tipos de manobras discursivas propiciadaspela construção da notícia on-line: o primeiro se evidencia em umprocesso de síntese; o segundo implica diversos graus de alteraçãona (re)produção de sentidos que recenografam os debates políticotelevisivos.

Keywords


Sobreasseveração; citação; debate político; notícia on-line; manobras discursivas.

References


ASSIS, A. W. A. Citações e sobreasseverações: o funcionamento da retomada de falas em notícias online [dissertação de mestrado]. Maringá: UEM, 2013.

BRAGA, D. Prós e Contras: o debate político televisivo como sub-género/sub-tipo de interacção verbal. Revista Galega de Filoloxía, 7: 29-65, A Coruña, 2006.

CHARAUDEAU, P. A palavra confiscada. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 93-112, jul./dez. 2014

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010.

MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011-a.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2011-b, p. 69-92.

NOGUEIRA, L. Jornalismo na rede: arquivo, acesso, tempo, estatística e memória. In: FIDALGO, A.; SERRA, P. (Orgs.). Informação e Comunicação Online, Volume I - Jornalismo Online. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2003, p. 159-169.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.22.2.93-111

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional