Compartilhando universos sociais e de poder em Cerimônia do chá

Maria Luci de Biaji Moreira, Mércia Regina Santana Flannery

Abstract


Este estudo compreende uma análise do conto Cerimônia do chá, deMaria Telles Ribeiro, baseada tanto em princípios da pragmática aplicadosao texto literário como na análise da narrativa e do discurso. O objetivodeste estudo é propor, com base na análise linguística do conto, umaexplicação para a razão por que leitores de português — como línguaestrangeira ou não — podem experienciar dificuldades de compreendê-lo.

Keywords


Análise do discurso; conto; narrativa oral; leitor; relações de classe e poder

References


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1986. 421p.

BECKER, A. L. Beyond translation: Essays toward a Modern Philology. Ann Harbor:The University of Michigan Press. 2000 (first edition 1995), 438p.

CARVER, R. P. Percentage on unknown vocabular words in text as a function of relative difficulty of the text: Inplications for instruction. Journal of Reading Behavior, 26, 413-437, 1994.

CARVER, R. P. The cause of high and low reading achievement. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2000. 460p.

CHARAUDEAU, P. Langage et discours. Paris: Hachette. 1983. 174p.

COSTA, Hermes Honório da. E aquelas mãos que confessam… In: FERNANDES, Cleudemar Alves & DOS SANTOS, João Bôsco Cabral (Org.). Percursos da análise do discurso no Brasil. São Carlos, SP: Editora Claraluz, p. 163-184. 2007. 214 p.

CUMMINS, J. Interdependence of first- and second-language proficiency in bilingual children. In: BIALYSTOK, E. (Ed.), Language processing in bilingual children. New York: Cambridge University Press. p. 70–89. 1991. 236p.

DAVIES, B. & HARRÉ, R. Positioning: The Discursive Production of Selves. Journal for the Theory of Social Behaviour 20, p. 43–63. 1990.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense. 2002. 264p.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. (1995a ). Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2002.

GUMPERZ, John J. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press. 1982. 225p.

HU, M. & NATION, I. S. Unknown vocabular density and reading comprehension. Reading in a Foreign Language, 13, 403-430, 2000.

JIANG, N. Form-meaning mapping in vocabulary acquisition in a second language. Studies in Second Language Acquisition, 24, p. 617–638. 2002.

KODA, Keiko. Reading and language learning: Crosslinguistics constraints on second language reading development. Language Learning. 57: Suppl. 1, June, p.1-44. 2007.

KODA, Keiko. Insights into second language reading. New York: Cambridge University Press. 2005. 320p.

KODA, Keiko. Cross-linguistic variations in L2 morphological awareness. Applied Psycholinguistics, 21, p. 297–320, 2000.

LYSARDO-DIAS, Dylia. As ferramentas teóricas da análise do discurso no ensino de língua. In: FERNANDES, Cleudemar Alves & DOS SANTOS, João Bôsco Cabral (Org.). Percursos da análise do discurso no Brasil. São Carlos, SP: Editora Claraluz, p. 207-214. 2007. 214 p.

MEY, L. Jacob. Literary pragmatics. In: SCHIFFRIN, Deborah, TANNEN, Deborah; HAMILTON, Heidi E. The Handbook of Discouse Analysis. Malde, MA: Blackwell, p.787-797. 2001. 872p.

MEY, L. When Voices Clash: A Study in Literary Pragmatics. Berlin and New York: Mouton de Gruyter. (2000)1999. 459p.

MEY, L. Pragmatic problems in literary texts. In: MILLAR, Sharon & MEY, Jacob L. (Ed.). Form and Function in Language. Odense: Odense University Press. (Rask Suppl. v. 21, p. 151-170, 1995.

RIBEIRO, Maria Telles. Cerimônia do chá. In VARIOS AUTORES, Boa Companhia. Contos. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2003.128p.

TAN, L. H., SPINKS, J. A., FENG, C. M., SIOK, W. T., PERFETTI, C. A.; XIONG, J.; FOX, P. T.; GAO, J. H. Neural systems of second language reading are shaped by native language. Human Brain Mapping, 18, p.158–166, 2003.

TANNEN, Deborah. Involvement in discourse. Talking Voices. Cambridge: Cambridge University Press, p. 25-47, 1998. 240p.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.22.2.171-193

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional