A produção de resenha acadêmica no ensino superior

Ana Virgínia Lima da Silva

Resumo


A produção de resenhas oferece ao estudante oportunidades de executar práticas discursivas que são requeridas a ele como membro da comunidade acadêmica.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Antonia Dilamar. Análise de gênero: uma abordagem alternativa para o ensino da redação acadêmica. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (Org.). Aspectos da Linguística Aplicada: estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.

BAZERMAN, Charles. Gênero, Agência e Escrita. Organização de J. C. HOFFNAGEL, A. P. DIONÍSIO. Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.

BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem: textos e discursos. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Leitura: inferências e contexto sócio-cultural. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1988.

LIMA-SILVA, Ana Virgínia. A Intertextualidade na Produção de Resenha no Ensino Superior. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MACHADO, A. R. A perspectiva sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L. et al. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.

MACHADO, A. R. Os textos de alunos como índices para avaliação das capacidades de linguagem. In: MARI, H. et al. Análise do Discurso em perspectivas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 215-229.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO et al. (Org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MATENCIO, Maria de Lourdes M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 3., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p.1-10.

MOTTA- ROTH, Desirée. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM/ Imprensa Universitária, 2001.

MOTTA- ROTH, Desirée. Same genre, different discipline: a genre-based study of book reviews in academic. The ESPecialist, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 99-131, 1996.

OLIVEIRA, S. M. Os verbos do dizer em resenhas acadêmicas e a interpretação do agir verbal. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.2.0.1-13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.