A literatura e a doença: notas sobre a construção da imagem do escritor nos diários de Vírginia Woolf

João Gonçalves Ferreira Christófaro Silva

Resumo


Tomando o diário de escritor como lugar privilegiado para a observação da construção das imagens de si e de seus pares pelos seus autores, por ser ao mesmo tempo um gênero preso no presente e voltado para a posteridade, este trabalho tem o objetivo de investigar, nos diários de Virginia Woolf, a construção de imagens de escritor através de usos e metaforizações da doença. Tal operação parece se dar, principalmente, através de deslocamentos em direção a imagens de escritores canônicos, de filiações a imagens de escritor já consagradas pela tradição e da construção de uma vivência da literatura enquanto sofrimento, tortura, toxina ou sintoma. Tais deslocamentos e construções não só se conformam à ideia do escritor enquanto doente ou desajustado – ideia esta já bem estabelecida na tradição desta representação – como também se inserem em um quadro maior de deslocamentos, que parecem constituir uma espécie de conceito-chave para entender a construção da imagem do escritor. Ao lado deste conceito, emerge também o conceito de phármakon enquanto operador capaz de mediar de modo dinâmico e não binário as relações entre escritor, escrita, literatura e doença.

Palavras-chave


Diário de escritor; Imagem do escritor; Doença; Deslocamento; Phármakon.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Melancolia I. In: ______. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

AGAMBEN, Giorgio. O demônio meridiano. In: ______. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

ÁVILA, Myriam. Invenção e inventário no diário de escritor. 2007. Inédito.

ÁVILA, Myriam. O diário e a diáspora. 2008. Inédito.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: ______. Obras estéticas: filosofia da imaginação criadora. Petrópolis: Vozes, 1993.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. Obras escolhidas, v. 1.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CASANOVA, Pascale. A república mundial das letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

CHARTIER, Roger. O homem de letras. In: VOVELLE, M. (Org.). O homem do iluminismo. Lisboa: Editorial Presença, 1997.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 1997.

DRUMMOND, Thaís Ferreira. Ensaio biográfico e crítica da cultura. In: ANTELO, R. et al. Declínio da arte, ascensão da cultura. Florianópolis: Abralic/Letras Contemporâneas, 1998.

FLAHERTY, Alice W. Hipergrafia: O Incurável mal da escrita. Serrote: uma revista de ensaios, ideias e literatura. Instituto Moreira Salles, São Paulo, n. 2, p. 54-83, Jun. 2009.

FOUCAULT, Michel. A cultura de si. In: FOUCAULT, Michel et al. História da sexualidade, 3: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: ______. O que é um autor? Lisboa: Nova Vega, 2006.

LIS, Jerzy. Le journal d'écrivain en France dans la lère moitié du XXe siècle: à la recherche d'un code générique. Poznan: A. Mickiewicz, 1996. (Uniwersytet IM. Adama Mictiewicza. Seria filologia romanska; n. 20)

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: REMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

SONTAG, Susan. A doença como metáfora. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: ______. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

WOOLF, Virginia; WOOLF, Leonard. A writer's diary: being extracts from the Diary of Virginia Woolf. London: Hogarth, 1953.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.215-228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.