O poder vivificador da linguagem

Margarida Maria Alacoque Chaves de Sousa

Resumo


Este trabalho propõe uma leitura de duas personagens de Monteiro Lobato – Negrinha,da obra homônima Negrinha (1920), e Emília, de As reinações de Narizinho (1921) – comomaterializações, em suas trajetórias, da crença do autor no poder vivificador e libertadorda linguagem. Recorremos a pressupostos teóricos da psicolinguística, que contribuirãopara a discussão fundamental da relação criança-linguagem-mundo, na construção dasubjetividade. Tais pressupostos enxergam a criança como um ser que participa ativa edialogicamente de um importante processo de conhecimento e reconhecimento. Aobservação dessa relação leva-nos a perceber a importância da liberdade de expressãopara a formação e desenvolvimento da identidade da criança como um indivíduo-cidadão.

Palavras-chave


Emília; Negrinha; Linguagem; Subjetividade; Cidadania.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.321-332

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