Uso de antroponímicos em textos jornalísticos: área temática de maior ocorrência

Camila Magalhães Costa, Denise Alves Soares Veridiano, Raquel Moreira Rezende

Resumo


Este artigo apresenta e discute a análise comparativa referente à ocorrência de nomesderivados de antropônimos em textos do espanhol contemporâneo na modalidadeescrita. A formação do corpus considerou a relevância de analisar um contingenterepresentativo para acusar os usos de de antropônimos sem, no entanto, ocorrer emexcesso de dados, o que afetaria o bom andamento da análise. Nesse sentido, utilizamoscomo base dados diferentes textos das colunas Política, Exterior e Tecnologia, publicadasno site do jornal La Nación. A escolha de tais seções partiu da hipótese de elas serem,tematicamente, áreas férteis no âmbito da formação de novas palavras. Num primeiromomento, apoiamo-nos nos estudos de Rainer (2007) e Amaral (2009) e utilizamosHerrero (2002), na análise, uma vez que demos ênfase para os casos que o nome própriopassou a ser utilizado como comum sem alterações na sua base, ou seja, aqueles casosem que se acrescenta afixo ao nome próprio original ou faz-se as devidas adaptações deum nome estrangeiro para o espanhol foram considerados sem alterações. O quepropomos é uma análise morfológica e semântica dos de antropônimos, isto é, palavrasderivadas de nomes próprios de pessoas, utilizadas na linguagem jornalística do espanholcontemporâneo como substantivos comuns ou próprios para designar eras, fenômenos,marcas comerciais ou fatos.

Palavras-chave


De antropônimos; Formação de palavras; Nomes próprios.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Eduardo Tadeu Roque. Nomes próprios: análise de antropônimos do espanhol escrito. 2008. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispanoamericana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008.

AMARAL, Eduardo Tadeu Roque. Sobre epônimos e deonomásticos: processos de criação lexical a partir de antropônimos na língua espanhola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Idéia, 2009. p. 3477-3486. v. 2.

ESCANDELL VIDAL, M. Victoria. El estudio del significado léxico. In: Apuntes de semántica léxica. Madrid: UNED, 2008.

JOSEPH Pulitzer. Wikipédia: A enciclopédia libre, [s.d.]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Pulitzer.

KIRCHNERISMO. Wikipédia: A enciclopédia libre, [s.d.]. Disponível em: http://es.wikipedia.org/wiki/Kirchnerismo.

LA NACIÓN. Periódico La Nación. [s.d.]. Disponível em: http://www.lanacion.com.ar/.

LOIZAGA, F. Javier Herrero Ruiz de. El paso de nombres propios a nombres comunes en español. Linguística Española Actual, Madrid, v. 24, n. 2, p. 225-252, 2002.

PERONISMO. Wikipédia. A enciclopédia libre, [s.d.]. Disponível em: http://es.wikipedia.org/wiki/Peronismo.

RAINER, Franz. De porfiriato a zapaterato. Lingüística Española Actual, Madrid, v. 29, n. 2, p. 251-259, 2007.

SAUSSURE, Ferdinand de; BALLY, Charles; SECHEHAYE, Albert; RIEDLINGER, Albert. Curso de lingüística general. 3. ed. Buenos Aires: Losada, 1959.

STARBUCKS. Blog Mundo das Marcas. [s.d.]. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/starbucks-cafzinho-globalizado.html.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.113-132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras
ISSN 2317-4242 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.