Intertextualidade, colagem e o pop: o conto “Dôia na janela” de Roberto Drummond

Ernest Bowes

Resumo


Ao entrar no universo que Roberto Drummond cria com o ciclo Coca-Cola, o leitor é conduzido para um ambiente pós-moderno de referências grotescas da indústria de consumo, do cinema e da arte pop. Por mais atraente que pareça, e supostamente fácil, a leitura é carregada de procedimentos literários e diálogos com contextos políticos e críticas sociais. A sua proposta era dar continuidade à tendência mundial em discutir, de forma irônica, os seus hábitos na arte. Embora se originasse de uma cultura de consumo, a literatura pop de Roberto Drummond estava ligada a concepções progressistas e mesmo subversivas das relações sociais, da linguagem e da escrita. O trabalho pretende analisar a intertextualidade, a colagem e o pop na obra de Roberto Drummond ao trazer uma leitura do conto “Dôia na Janela”, do livro A morte de DJ em Paris (2002), obra tida como divertida e crítica, que questionava os valores culturais da classe dominante.

Abstract

 

Entering the universe that Roberto Drummond creates with the Coca-Cola cycle, the reader is led to a postmodern environment of grotesque references in the consumer industry, film and pop art. As attractive as it sounds, and supposedly easy, the reading is full of literary devices and dialogues with political contexts and social criticism. His proposal was to continue to discuss the global trend, ironically, and their habits in the art. Although it originated in a consumer culture, the pop literature of Roberto Drummond was linked to progressive and even subversive concepts of social relationships, language and writing. The paper discusses intertextuality, collage and pop in the work of Roberto Drummond to bring a reading of the story “Dôia na Janela”, in the book A morte de DJ em Paris (2002), a work regarded as fun and critic, that questioned cultural values of the ruling class.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.8.0.138-155

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