Chamada: Chamada para publicação 2020.3 - Tecnologias da aprendizagem

Tecnologias da aprendizagem: teorias, metodologias e processos didáticos para favorecer a aprendizagem de estudantes do século XXI

A equipe editorial do Texto Livre convida acadêmicos de todas as disciplinas a contribuir para a sua questão sobre tecnologias de aprendizagem. A questão visa se concentrar nas tecnologias que estão sendo aplicadas para melhorar o aprendizado dos alunos. Procuramos artigos que tratem de recursos tecnológicos emergentes, teorias, metodologias e processos didáticos com tecnologia.


As tecnologias de aprendizagem são essenciais para o ensino e a aprendizagem dos alunos do século XXI. O paradigma de ensino mudou, com o aluno como foco principal da aprendizagem. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) auxiliam no desenvolvimento das premissas da aprendizagem ativa e autorregulada, pois permitem a adaptação da aprendizagem às características particulares dos alunos.


Nos últimos anos, surgiram diferentes metodologias de aprendizagem baseadas em TIC, como e-learning, blended learning, sala de aula invertida ou aprendizagem móvel. Para esta edição especial, é interessante ter contribuições que incluam aspectos-chave dessas metodologias, além de tecnologias emergentes, como realidade mista, inteligência artificial, Blockchain, telepresença, Internet das Coisas (IoT), tecnologias analíticas, assistentes virtuais, entre outras tendências destacadas no Relatório Horizonte 2019 (ALEXANDER et al. 2019).


Portanto, incentivamos a comunidade científica de especialistas em tecnologia educacional a contribuir com essa valiosa questão sobre tecnologias de aprendizagem.

Referência:
ALEXANDER, B., ASHFORD-ROWE, K., BARAJAS-MURPHY, N., DOBBIN, G., KNOTT, J., MCCORMACK, M., … WEBER, N. EDUCAUSE Horizon Report: 2019 Higher Education Edition, 2019. Louisville: EDUCAUSE. Retrieved from: https://bit.ly/2U7omLL

Datas importantes:

Os colaboradores da edição são convidados a enviar uma breve proposta de 200 a 300 palavras para o Prof. Dr. José María Romero Rodríguez em romejo@ugr.es e o Prof. Dr. Santiago Alonso García, ambos da Universidad de Granada, da Espanha, em salonsog@ugr.es até 1º de junho de 2020.


As propostas devem seguir as diretrizes de envio, conforme detalhado em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#authorGuidelines.


Os colaboradores selecionados serão convidados a enviar seu artigo completo para revisão por pares até 31 de agosto de 2020, com perspectiva de publicação na terceira edição da revista em setembro-dezembro de 2020.


Contribuições em português, inglês, espanhol e francês serão aceitas.