TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital / ICT and child literature: challenges of pedagogical practice in the digital age

Juliana Prestes de Oliveira

Resumo


RESUMO: Este trabalho busca refletirem que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em Letras – Área Estudos Literários. Além disso, procura-se pensar sobre a formação/capacitação docente, principalmente no que diz respeito ao ensino de Literatura Infantil. Ao atentar-se para tais ideias, foi proposto o auxílio de duas pós-graduandas, que estavam passando pela experiência de Docência orientada, na disciplina de Literatura Infantil, do Curso de Pedagogia da UFSM, na utilização de TIC para o ensino-aprendizado de Literatura. Nessa ocasião, foi avaliado se os recursos auxiliaram-nas a atingir o objetivo, a finalidade pretendida e se despertaram nos alunos o interesse pelo conteúdo, contribuindo para o aprendizado. A partir da análise dos relatórios, percebeu-se que aprender como aplicar as TIC em sala de aula e usá-las é importante.

PALAVRAS-CHAVE: TIC; Literatura Infantil; Prática pedagógica; Narratologia.

 

ABSTRACT:This paper reflects upon the challenges while implementing information and communication technologies (ICT) in the pedagogical organization of literature teachers, in particular those of language and literature PhD students. Furthermore, the goal also regards pondering about teacher’s training, mainly in what concerns children’s literature teaching. By taking such aspects into consideration, it has been proposed the support of two post-graduate students going through an oriented teaching experience (Docência Orientada) in a Children’s Literature course, in the context of Federal University of Santa Maria (UFSM) pedagogy undergraduate degree, while using ICT for literature teaching and learning. In this context, it has been checked whether the resources they used helped achieve their goals and whether they aroused student’s interest in the content, thus fostering learning. In view of the analysis of the reports, the importance of learning how to apply ICT in the classroom has been deemed necessary.

KEYWORDS:ICT; Children’s literature; Pedagogical practice; Narratology.


Palavras-chave


TIC; literatura lnfantil; prática pedagógica; narratologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia na escola; criação de redes de conhecimento. In: MORAN, J. M. (org.). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005. p. 70-73. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 25 fev. 2018.

BAL, M. Narratology: introdution to the theory of narrative. Trad. Chistine Van Boheemen. 4 ed. Toronto: Universityof Toronto Press, 2017.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BELLEI, S. L. P. Hipertexto e literatura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.

BRATKOWSKI, B. R.; BAGGIO, J. E. Literatura e TIC: a formação do leitor na era digital. In: Manancial: repositório digital da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3117. Acesso em: 03 out. 2017.

COPPOLA, N. C.; RAMOS, M. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Secretaria da Educação do Paraná, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf. Acesso em: 03 mar. 2018.

MORGANA. Relatório de docência orientada II: primeiro semestre letivo de 2018. Relatório final da disciplina Docência orientada PPGLetras/UFSM, Santa Maria, 2018.

MARIELE. Relatório de docência orientada II: primeiro semestre letivo de 2018. Relatório final da disciplina Docência orientada PPGLetras/UFSM, Santa Maria, 2018.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. Coimbra, Almedina, 1996.

REZENDE, N. L. de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A. et al. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-112.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.