As tecnologias como ferramentas na educação linguística: a BNCC e a visão dos professores / The technology as a tool at linguistic education: the BNCC and the professor’s vision

Carolina Santos Melo de Andrade, Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Maryá Amaral de Souza

Resumo


RESUMO: Conceitos como Letramento digital, hipertextualidade e multimodalidade já se encontram difundidos nos movimentos educacionais. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar a visão dos docentes sobre abordagens didático-metodológicas que envolvam as tecnologias. Além disso, objetiva-se observar se as práticas desses professores efetivam essas abordagens, além de analisar em que perspectiva a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio orienta o trabalho com as tecnologias no eixo “Códigos, Linguagens e suas tecnologias”. Esta pesquisa desenvolve-se por meio de dois objetos de análise: o documento BNCC do ensino Médio e um questionário aplicado aos professores de Língua Portuguesa das terceiras séries das escolas estaduais de Quirinópolis (Goiás). Consiste, portanto, em uma pesquisa qualitativa, com parte dos dados extraídos de uma investigação documental e outra parte extraída da pesquisa de campo conforme metodologia de observação-participante. Apoiou-se nas postulações teóricas sobre a tecnologia na educação, o letramento digital, os gêneros multimodais e a abordagem sociointeracionista de linguagem, respectivamente, em: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) e Silveira e Bazzo (2009) e Almeida e Silva (2011). Observou-se que a BNCC apresenta incisivos encaminhamentos que evocam os recursos didáticos digitais. Identificou-se também que os professores têm articulado suas abordagens didático-metodológicas, inserindo, de maneira significativa ou pontual, os eventos tecnológicos, conforme a disponibilidade dos escassos recursos e das condições de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de Língua Portuguesa; tecnologias; letramento discursivo; multiletramentos.

 

ABSTRACT: Concepts such as Digital Literacy, hypertextuality and multimodality have already been diffused in educational movements. In this sense, the present work aims to verify the vision of teachers about didatic-methodological approaches that involve technologies and observe if the practice of these professionals executes such approaches, besides analyzing in what perspective the National Common Curricular Base (BNCC) for high school degree guides the work with technologies on the axis “Codes, Languages and their technologies”. This research has been developed through two analysis goals: the BNCC high school document and a questionnaire applied to Portuguese Language teachers of the senior year in Quirinópolis (Goiás) state schools. This investigation is thus of qualitative nature, consisting of one part of the data being extracted from a documental investigation and another from a field research in accordance with the observation-attendant methodology. Theoretical background on technology in education, digital literacy, multimodal genres and the social-interactionist approach of language has supported this research, by respectively drawing on the following authors: Bakhtin (2000), Rojo (2013, 2015), Kramer et al. (2007) and Silveira e Bazzo (2009) and Almeida e Silva (2011). It has been observed that the BNCC presents incisive orientations that call for digital didactic resources. The proposal herein has also aimed at providing opportunities for students to experience practice with language in different media (printed, digital, analogical), besides signaling the work with multimodal genres. It has also been identified that the teachers have articulated their didactic-methodological approaches by inserting technological events in significant or punctual ways, depending on the availability of resources and proper conditions.

KEYWORDS: Portuguese language teaching; technologies; discursive literacy; multi-literacy.


Palavras-chave


ensino de Língua Portuguesa; tecnologias; letramento discursivo; multiletramentos

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo, 2011.

ALMEIDA, M. F. O desafio de ler e escrever na escola: experiências com formação docente. João Pessoa: Ideia, 2013.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, [1992] 2000, p. 261 - 306.

BAKHTIN/VOLOSHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10. ed. São Paulo: Hucitec, [1929] 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 23 maio 2018.

BRAGA, D. B. A comunicação interativa em ambiente hipermidia as vantagens da hipremodalidade para o aprendizado no meio digital. In: BRAGA, D. B. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 144 -162.

BRITO. G. S; PURIFICAÇÃO, I da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

CAVALCANTE, M. C. B. Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. S. (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004, p. 163-169.

COSCARELLI, C; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2016.

GRINSPUN, M. P. S. Z. Educação Tecnológica. In: GRINSPUN, M. P. S. Z. TV na escola e os desafios de hoje: Curso de Extensão para Professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública. 1999, p. 64-79. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 19 abr. 2018.

KRAMER, S; MOREIRA, A F B. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 19 abr. 2018.

LEITE, L S (coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

MARCUSCHI, L.; XAVIER, A. C (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

ROJO, R. Escola conectada os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola editorial, 2013a.

ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. Universidade Federal do Ceará/Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia; 2013b. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/246/roxane-rojo-alfabetizacao-e-multiletramentos.html. Acesso em: 19 abr. 2018.

SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009.

VIEIRA, A T; ALMEIDA, M. E B; ALONSO, M. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.