A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola

Julianna Silva Glória

Resumo


ste artigo divulga dados de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação da FAE – UFMG (Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais), utilizando teorias advindas dos estudos sobre letramento e cultura escrita (Antonio Castillo Gomez, Brian Street, Magda Soares), da história da leitura e da escrita (Roger Chartier). Entre outros objetivos, buscamos compreender as interferências do suporte digital no processo de alfabetização de crianças de seis anos. Adotamos princípios da pesquisa qualitativa, acompanhando por um ano as atividades de uma turma de alunos realizadas no laboratório de informática de uma escola pública brasileira, em situações de alfabetização na tela. Na análise dos resultados apresentada neste texto, exploramos o potencial do computador como mais um instrumento de alfabetização utilizado pela escola, evidenciando o que ocorre no gesto gráfico do registro em tela e nos atos de copiar ou escrever o nome, demonstrando que ferramentas digitais trazem nova roupagem a estas tarefas.


Palavras-chave


Letramentos. Cultura Escrita. Alfabetização. Suportes de escrita. Computador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.61-70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.