O diálogo como mediador no estágio supervisionado de ensino: uma proposta de uso da Wiki como diário da prática pedagógica

Giseli Duarte Bastos, Debora Marshall, Adriano Pereira

Resumo


O diálogo é mediador do processo de ensino-aprendizagem e precisa estar presente na prática pedagógica de acordo com o conceito de educação dialógica de Freire e com o Socioconstrutivismo de Vygotsky. Nesse sentido, a ferramenta Diário de Bordo, do Moodle, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de licenciatura a distância da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender à expectativa de promover diálogo entre os sujeitos, em busca de uma formação docente crítico-reflexiva. Uma solução para esse problema seria a utilização da ferramenta de atividade Wiki, em substituição à ferramenta Diário de Bordo, uma vez que aquela apresenta caráter hipermidiático e possibilidade de escrita colaborativa.


Palavras-chave


Moodle. Diário da Prática Pedagógica. Diário de Bordo. Wiki. Diálogo-problematizador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.1.17-27

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
ISSN 1983-3652 (eletrônica)

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais (Brasil)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.